Período Letivo Especial da UFCA conta com a participação de 78% dos estudantes matriculados no semestre 2020.1

Publicado em 08/10/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h29

O Período Letivo Especial (PLE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está em pleno andamento desde agosto – com o início das aulas do curso de Medicina e da pós-graduação – e setembro – com o início das aulas dos demais cursos, com a adesão de 78,6% dos estudantes que tinham se matriculado no semestre 2020.1, antes do distanciamento social se fazer necessário depois que a pandemia do Coronavírus atingiu o Ceará.

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), dos 3.614 estudantes matriculados no semestre 2020.1, condicionante para participar do PLE, 2.842 estudantes se matricularam em 351 turmas, envolvendo 252 docentes da Universidade. De acordo com Samuel Facundo, gerente da Divisão de Tratamento e Divulgação de Dados Acadêmicos da Prograd, a adesão ao PLE está dentro da expectativa e da mobilização feita pela comunidade acadêmica diante da proposta do Período Letivo Especial.

O PLE foi estabelecido pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA), no dia 9 de julho de 2020, depois de debates, reuniões e assembleia universitária com a comunidade acadêmica, e ofertou, de forma opcional para professores e estudantes, componentes curriculares em formato remoto e não presencial.

Inclusão Digital

Para a realização do PLE, foi necessário proporcionar aos estudantes da UFCA o acesso aos instrumentos essenciais para o formato remoto de ensino. Para isso, a UFCA, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que já vem realizando, desde 2018, uma política de inclusão digital através da concessão de auxílio com esta finalidade, lançou o edital de Auxílio de Inclusão Digital Especial, que incluía, além de manutenção, compra e melhoramento de equipamentos, o financiamento de acesso à internet de qualidade. De acordo com a professora Ledjane Sobrinho, pró-reitora de Assuntos Estudantis, 907 estudantes solicitaram o auxílio de inclusão digital especial. Desses, 80% foram deferidos e receberam o auxílio, o que, segundo Ledjane, se alinha, de certa maneira, aos dados de adesão ao PLE, de quase 80% dos estudantes matriculados no semestre 2020.1.

O Período Letivo Especial segue até o final do ano com aulas remotas. E a inclusão digital dos estudantes continua através do Edital Unificado da Prae (link para uma nova página), com inscrições abertas até 12 de outubro de 2020.

Confira abaixo os detalhes dos estudantes matriculados em cada curso da UFCA:

Unidade acadêmica Cursos Matriculados no PLE
Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) Agronomia 178

Medicina veterinária 43
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) Administração 295

Administração Pública 152

Biblioteconomia 114

Ciência Contábeis 84
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) Engenharia Civil 435

Engenharia de Materiais 211

Ciência da Computação 80

Matemática Computacional 59