Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFCA é o sétimo em número de atendimentos no Ceará

Publicado em 16/11/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h31

Foto: Beatriz Beltrão - Dcom/UFCA

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Federal do Cariri (NAF/UFCA) é o sétimo em número de atendimentos entre as universidades do Ceará e o quadragésimo primeiro em números de atendimento no Brasil, de acordo com levantamento feito pela Receita Federal do Brasil (RFB).

O NAF é um projeto de Extensão, criado em parceria com a RFB e a Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ-CE), que oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixo poder aquisitivo. No NAF são feitas declarações de Imposto de Renda, abertura, alteração e encerramento de Microempreendedores Individuais, e orientações e auxílio contábil e fiscal.

De acordo com o coordenador do NAF, professor Ricardo Aladim, esse resultado, em apenas um ano de funcionamento, “significa que estamos cumprindo nosso papel social e melhorando nosso envolvimento com a comunidade, além disso os alunos chegam melhores capacitados para o mercado de trabalho, recebem um treinamento diferenciado oferecido pela RFB e desenvolvem habilidades interpessoais”, explica. Até o dia 6 de novembro, 208 atendimentos já haviam sido realizados.

Saiba mais

Criado em 2019, o NAF é uma iniciativa consolidada nacionalmente em diversas entidades de ensino superior do Brasil, nas quais estudantes do curso de Ciências Contábeis, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade. São mais de 300 núcleos formalizados no Brasil. O objetivo dos atendimentos é facilitar a vida das pessoas e dos microempreendedores, levando informações e atendimentos do setor contábil.

O NAF UFCA conta com a participação de cinco docentes, uma bolsista e dez estudantes voluntários. Durante o período da pandemia, os atendimento estão ocorrendo virtualmente, por e-mail ou pelo WhatsApp.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
naf.ccsa@ufca.edu.br
Perfil no Instagram: @nafufca