Nove estudantes do Instituto de Formação de Educadores colam grau em Brejo Santo

Publicado em 06/08/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h17

Na última sexta-feira (3), o Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Lange Ness, outorgou o grau de licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática a nove alunos do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA). A cerimônia, ocorrida no Cineteatro Municipal Prof. Júlio Macêdo Costa, em Brejo Santo, também marcou os 4 anos de existência do IFE, voltado para a formação de professores da educação básica no Cariri.

Em seu discurso, a oradora da turma, Síntia Sousa, lembrou as dificuldades dos alunos ao longo do curso, destacando a superação delas: “É uma alegria inestimável (colar grau), mas esta é apenas uma de nossas vitórias nas nossas vidas. Que cada história seja um impulso para novas conquistas”, disse.

Já o orador docente escolhido pela turma, prof. Rodrigo Lacerda, citou versos de Belchior: “Ele dizia: ‘a minha alucinação é suportar o dia a dia e meu delírio é a experiência com coisas reais’. Muitos de vocês, como eu, devem ter a partir de agora a experiência de serem os únicos da família a ter uma formação superior. As dificuldades são muitas até aqui, mas as recompensas são enormes. Parabéns a vocês, agora meus colegas”, afirmou.

O reitor Ricardo Ness, por sua vez, exaltou a missão de educar considerando os desafios da profissão: “Segundo o IBOPE, só 21% dos professores brasileiros que trabalham em escolas públicas estão totalmente satisfeitos com a profissão. Nós sabemos que os desafios são muitos, mas nós devemos ter esperança. Trabalho e resistência são a resposta”, declarou.