Nota da UFCA: sobre o SiSU 2020.2

Publicado em 19/03/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h48

A respeito de preocupações manifestadas por selecionados no Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal do Cariri (SiSU/UFCA), para o período letivo 2020.2, a instituição vem dirimir algumas dúvidas.

Apesar de o processo seletivo para ingresso na UFCA estar sendo fortemente impactado pela crise sanitária que assola o planeta atualmente, a Universidade garante o ingresso de todos aqueles selecionados no processo 2020.2 do SiSU/UFCA que atendam os requisitos previstos em edital.

Para explicar as razões pelas quais não foi concluído o processo de matrícula dos selecionados na edição 2020.2 do SiSU/UFCA, convidamos os interessados a lerem os pontos 9.1, 9.1.3 e 15.1 do edital (link para uma nova página), cujos termos são aceitos pelo futuro estudante no ato de pré-cadastro.

Em resumo, o edital, como está publicado atualmente, exige a realização de etapas obrigatoriamente presenciais, como a banca de heteroidentificação. Assim sendo, pelo princípio da isonomia e também da legalidade, que devem reger o processo seletivo (e que, para a UFCA, são particularmente caros), não é possível o ingresso, neste momento, de todos os candidatos selecionados sem a conclusão de todas as etapas previstas em edital, inclusive as presenciais.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), desde julho de 2020, vem mobilizando esforços para concluir todas as etapas pendentes para a matrícula dos classificados no SiSU 2020.2, mas, em razão do aumento da disseminação da Covid-19, da sobrecarga do sistema de saúde e de decretos estaduais, essas etapas não puderam ser concluídas.

A UFCA atualmente se dedica a traçar novas estratégias para efetivar a matrícula de todos os estudantes selecionados, o mais breve possível, com o objetivo de reduzir o impacto do tempo elástico entre a aprovação no SiSU 2020.2 e a efetivação da matrícula.

Além disso, é fonte de apreensão dos estudantes selecionados para o curso de Medicina o fato de o período de 2020.1 dessa formação, na UFCA, ter sido prorrogado até agosto de 2021. No entanto, a Universidade está avaliando novas alternativas para que não seja necessário aguardar o encerramento desse período letivo para o ingresso dos novos estudantes do curso.

A UFCA compreende os transtornos causados pelo contexto de incerteza imposto pela pandemia, mas lembra que a missão de preservar vidas deve ser priorizada por toda sociedade, principalmente neste momento de crescimento dos casos de Covid-19. A instituição reitera seu compromisso com a garantia de ingresso dos seus futuros estudantes e segue trabalhando para minimizar os danos que o cenário atual vem causando aos integrantes da comunidade acadêmica.

Juazeiro do Norte, 19 de março de 2021.