Mestranda do Profmat/UFCA defende dissertação sobre itens matemáticos em Libras na próxima sexta-feira (28)

Publicado em 26/09/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h19

Em celebração ao Dia Nacional do Surdo, neste 26 de setembro, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), do Centro e Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri (CCT/UFCA), convida toda a comunidade acadêmica para assistir à defesa da dissertação da mestranda Aglaiza Sedrim. Com o título “Um glossário de Geometria Plana em Libras”, o trabalho de Aglaiza compôs códigos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para identificar itens matemáticos, especialmente os usados em Geometria Plana.

Segundo Aglaiza, o trabalho busca oferecer um material de fácil acesso a alunos surdos, intérpretes de Libras, professores de Matemática e também a simpatizantes e profissionais de áreas que envolvam Geometria Plana e/ou Libras. Com definições simples, exemplos de aplicação e imagens com os sinais em Libras, o material segue uma ordem de pré-requisitos básicos, de um item ao outro, e objetiva se somar aos glossários específicos já existentes.

A defesa da dissertação será às 13h da próxima sexta-feira (28), na sala 68, bloco amarelo do campus Juazeiro do Norte. No vídeo, o professor do futuro curso de Letras-Libras da UFCA e co-orientador do trabalho de Aglaiza, Mardônio Oliveira, chama os interessados para assistirem à defesa da mestranda.

Secretaria de Acessibilidade
Telefone: 3221.9374