Mestrado Profissional em Matemática para professores da rede pública está com inscrições abertas até 6 de março

Publicado em 18/02/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h45

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

O Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) está com inscrições abertas de 16 de fevereiro a 6 de março de 2021. O edital, que oferta 192 vagas, sendo 24 vagas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), é voltado, exclusivamente, para professores efetivos com atuação docente na área de Matemática na rede pública estadual de ensino básico do Estado do Ceará.

O processo seletivo é composto por três etapas, sendo a primeira constituída de análise de currículo e do histórico de atuação profissional; a segunda etapa é a avaliação do plano de atividades; e a terceira, avaliação de conhecimentos básicos (prova seguida de arguição oral). As inscrições podem ser feitas no site https://www.ced.seduc.ce.gov.br/profmat/ (link para uma nova página).

O Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, também tem vagas disponíveis em polos das outras universidades públicas do estado: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Confira no edital (link para uma nova página).

Sobre o PROFMAT

O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A pós-graduação tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. Recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Edital (link para uma nova página)
Inscrições de 16 de fevereiro a 6 de março de 2021