Livro da PUCPR sobre Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas tem capítulo assinado por docentes da UFCA

Publicado em 26/04/2023. Atualizado em 26/04/2023 às 12h00

Capa da obra “Tendências Contemporâneas de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas” (PUCPR). Foto: reprodução.

Os docentes do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Maxwell Morais de Lima Filho e José Gladstone Almeida Júnior escreveram um dos 16 capítulos do livro “Tendências Contemporâneas de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas”, lançado no último mês de março de 2023 pela editora PUCPRess, vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O livro é organizado por Léo Peruzzo Júnior, Kleber Candiotto e Murilo Karasinski, todos docentes da PUCPR.

O capítulo dos professores da UFCA, “Notas sobre o Naturalismo Biológico de John Searle”, discorre sobre questões que envolvem o problema mente-corpo. Nesse problema, mente e corpo, apesar de serem interdependentes, parecem dissociados – o que reverbera em vários aspectos sociais, como a separação entre saúde física e mental, por exemplo.

O lançamento da obra foi transmitido pelo canal do Youtube da PUCPR. Além disso, uma amostra da publicação está disponível no site da editora PUCPRess.

Professores José Gladstone Almeida Júnior (à esq.) e Maxwell Morais de Lima Filho (dir.), autores do capítulo “Notas sobre o Naturalismo Biológico de John Searle” , presente na obra “Tendências Contemporâneas de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas”. Fotos: Arquivo Pessoal

Filosofia da Mente X Ciências Cognitivas

Um dos campos da Filosofia que busca compreender a mente humana e a sua relação com o cérebro é a Filosofia da Mente. O estudo nesta área é metafísico, ou seja: examina a realidade para além de fenômenos tangíveis (do grego metaphysis, ou “além da física”).

Por investigar a natureza da consciência e o estado mental, a Filosofia da Mente reflete sobre eventos, processos e funções que impactam as subjetividades humanas que surgem a partir da interação entre corpo e meio ambiente.

As chamadas Ciências Cognitivas, por sua vez, são campos interdisciplinares que reúnem grandes e importantes áreas do conhecimento, como a Psicologia, a Inteligência Artificial, Neurociências, a Linguística e, claro, a Filosofia.

Esses dois campos, a Filosofia da Mente e as Ciências Cognitivas, são fundamentais para pensar sobre clássicas questões existenciais, como “O que somos?” ou “Para onde viemos?”, por exemplo.

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA)
Curso de Filosofia
filosofia.iisca@ufca.edu.br