Licenciatura em Matemática recebe nota máxima em avaliação do MEC. Curso é o segundo da UFCA a obter conceito 5

Publicado em 03/10/2023. Atualizado em 03/10/2023 às 09h57

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu nota 5 na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Essa nota é o conceito máximo em uma escala que varia de 1 a 5 nos critérios de avaliação.

Para esses critérios avaliativos, cursos com nota 3 já atendem aos requisitos desejados pelo MEC para um bom funcionamento. Graduações com conceito 5 são consideradas de excelência e passam a ser vistas como referências pelas demais. O conceito, portanto, é usado como ferramenta para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.

O curso de Matemática é ofertado pela UFCA no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo. A escolha da cidade para abrigar o instituto não foi por acaso. A cidade é conhecida por sua tradição educadora e já alcançou bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) – indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do Ensino nas escolas públicas do país.

Esta é a segunda vez que o curso de licenciatura em Matemática da UFCA  passa por essa avaliação do MEC. O curso foi avaliado entre os dias 21 e 23 de agosto deste ano e a próxima visita deve ocorrer apenas no próximo quadriênio (entre 2027 e 2031).

Diretor do IFE/UFCA à época da visita in loco dos avaliadores, o professor Rodrigo Lacerda disse que recebeu com alegria a notícia da conquista da nota máxima, mas que agora outras responsabilidades virão.

“Recebemos a notícia do conceito 5 com muita felicidade, mas também com muita responsabilidade, porque a partir [do momento] que se tem uma nota 5, tem outras questões que estão envolvidas daqui pra frente, como manter essa nota. Tem também [o aumento da] procura pelo curso. Foi um trabalho árduo, a gente trabalhou muito para que isso acontecesse e foi um trabalho coletivo”, afirmou.

Processo Avaliativo

O processo de avaliação de um curso superior ocorre com base na verificação de cinco eixos, que contemplam as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esse sistema foi instituído por meio da Lei N° 10.861, de 14 de abril de 2004 e é usado para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação do Brasil.

Esse instrumento permite que avaliadores verifiquem as condições de funcionamento de um curso de graduação, levando em consideração três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura.

O professor Rodrigo explicou que a dimensão didático-pedagógica analisa a forma como está estruturado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), destacando, por exemplo, o estágio supervisionado obrigatório, as atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O corpo docente é avaliado em relação a sua produção científica, cultural e/ou tecnológica.

O terceiro aspecto avalia as condições prediais do curso e do campus onde ele funciona. A avaliação leva em consideração espaço de trabalho para o coordenador; salas coletivas de trabalho dos/as docentes; salas de aula;  acessibilidade; acesso dos/as estudantes a equipamentos de informática, biblioteca e laboratórios didáticos de formação básica e específica.

Conheça o curso

O curso de licenciatura em Matemática é ofertado presencialmente pela UFCA desde 2014 e dura, em média, quatro anos. Ele funciona em período integral (tarde/noite). Ele é o primeiro curso do campus Brejo Santo com nota máxima na avaliação do MEC e o segundo da UFCA. Em 2022, Letras-Libras foi o primeiro curso da UFCA a obter o conceito máximo na avaliação realizada pelo MEC.

A carga horária do curso de Matemática é de 3.264 horas e as disciplinas estão estruturadas a partir de três grandes grupos. O primeiro deles tem relação com as disciplinas sobre conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos.

No segundo grupo estão disciplinas com conhecimentos específicos da Matemática. O terceiro e último grupo é composto por Práticas Pedagógicas na qual o/a estudante terá contato com as práticas dentro de sala de aula, ministrando a disciplina para alunos da Educação Básica e Ensino Médio.

Conheça mais sobre o curso de Matemática na página dedicada aos cursos da UFCA.

Licenciatura em Matemática
matematica.ife@ufca.edu.br