Lançado edital do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA

Publicado em 10/09/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h30

Foto: Emanoella Callou - Dcom/ UFCA

O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA) publicou, no último dia 6 de setembro, edital de seleção para o Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia. Serão ofertadas 20 vagas no total, dividas entre duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Informação, Cultura e Memória (7 vagas) e Linha 2 – Produção, Comunicação e Uso da Informação (13 vagas). As aulas serão totalmente presenciais e distribuídas em dias úteis.

Podem se inscrever graduados em Biblioteconomia ou em áreas afins, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Os interessados, já no ato de inscrição, deverão optar por uma das linhas de pesquisa ofertadas pelo PPGB/UFCA, identificando a escolhida no anteprojeto.

As inscrições deverão ser efetuadas até 18 de outubro de 2019, em duas etapas. A primeira consiste em preencher formulário no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA), cujo acesso se dá pelas guias “Processos Seletivos” e “Processos Seletivos – Stricto sensu”. No item 3.4.3 do edital, há a documentação exigida pela seleção, que deverá ser entregue, em envelope lacrado, nos dias úteis (de 8h as 12h e de 14h as 17h), na sala C08 do campus Juazeiro do Norte da UFCA.

Em caso de envio por correio, o candidato deverá endereçar a documentação à Coordenação da PPGB/UFCA, conforme especificado em edital, com postagem até o último dia de inscrição. Os candidatos que optarem por essa modalidade devem considerar que a data limite para recebimento na UFCA dos projetos enviados via correios é, também, até 18 de outubro de 2019. Não será permitido anexar documentos fora do prazo de entrega.

A lista com as inscrições deferidas deverá ser publicada no site do PPGB/UFCA no dia 29 de outubro de 2019, a partir das 18h.

Etapas da Seleção

A seleção para o Mestrado Profissional em Biblioteconomia ofertado pela UFCA será em cinco etapas: 1. Análise do Anteprojeto (eliminatória); 2. Prova Escrita (eliminatória); 3. Prova Escrita de Compreensão de Texto em Língua Inglesa; 4. Prova Oral (eliminatória) e Análise do Currículo (Classificatória).

O resultado da primeira etapa está previsto para o dia 6 de novembro de 2019. A prova escrita está marcada para o dia 11 de novembro e a prova de compreensão de texto em inglês, para o dia 18 de novembro. A prova oral deve ocorrer nos dias 25 e 26 de novembro de 2019. O resultado da análise do currículo, por sua vez, tem divulgação programada para o dia 2 de dezembro de 2019.

A classificação final do processo seletivo deve ser divulgada em 6 de dezembro de 2019, a partir das 18 horas.

Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA)
Sala 8, Bloco C – campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9545