Investimentos em Educação e Reforma da Previdência são temas de Terceiro Seminário de Educação Fiscal do Cariri

Publicado em 23/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h24

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

O campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai sediar o terceiro Seminário de Educação Fiscal do Cariri. Debatendo o tema “Cidadania, tecnologia e controle social”, o evento vai reunir representantes de organizações (públicas ou privadas), estudantes da UFCA e também servidores da Universidade. Os interessados em participar podem se inscrever no site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Segundo o coordenador do Seminário e também professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Ricardo Aladim, o evento pretende disseminar e fortalecer a educação fiscal para a cidadania, para a transparência e para o controle social na região do Cariri.

“Avanços e Desafios da Governança Pública”, “Inteligência Artificial e Controle Social”, “Reforma da Previdência e seus Impactos” e “Despesa Pública em Educação: Despesa ou Investimento” são alguns dos temas elencados para as palestras e debates. Durante a programação, serão apresentadas ainda ações desenvolvidas no Programa de Educação Fiscal no Estado do Ceará (PEF-CE), criado em dezembro de 2018. O programa procura difundir a educação fiscal nos municípios cearenses, orientando os cidadãos sobre origem, aplicação e controle dos recursos públicos.

O seminário é uma iniciativa do projeto de Extensão “Cariri Consciente: o conhecimento transforma o cidadão”, que busca incentivar o controle social na região. O evento conta com a parceria de diferentes organizações ligadas ao setor fiscal, entre as quais estão a Enap, a Receita Federal, os Conselhos Federal e Estadual de Contabilidade (CFC e CRCCE), o Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão) e a Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

Projeto Cariri Consciente

Além de promover o Seminário de Educação Fiscal, o projeto de Extensão da UFCA desenvolve cursos de educação fiscal em escolas do Ensino Médio. O Cariri Consciente tem como premissa a conscientização e a disseminação de conhecimentos sobre o papel dos tributos e do cidadão para uma sociedade mais justa para a comunidade. O projeto mantém ainda o blog Cariri Transparente, criado em 2018 com intuito de acompanhar e divulgar a execução orçamentária dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Terceiro Seminário de Educação Fiscal
Quando: dias 4 e 5 de setembro de 2019
Onde: campus Juazeiro do Norte da UFCA

Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA)