Internos de Medicina da UFCA residentes em Juazeiro do Norte já podem agendar vacinação contra a covid-19. Saiba passo a passo para cadastro em todo o CE

Publicado em 07/06/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h01

Foto: Gabriel Souza Dcom/UFCA

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em fase de internato e residentes em Juazeiro do Norte já podem agendar o seu dia de vacinação contra a covid-19 na cidade. Pelo plano estadual de vacinação (link para uma nova página), por exercerem atividade presencial em unidades hospitalares, os internos do curso de Medicina têm prioridade de vacinação em relação à população em geral.

Esses discentes de Medicina terão acesso ao agendamento por meio da plataforma Saúde Digital (link para uma nova página) – mesma plataforma pela qual a população residente no Ceará tem se cadastrado para receber o imunizante. Nas cidades onde a UFCA mantém campi (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo), é necessário efetuar agendamento após o cadastro, também na plataforma Saúde Digital.

Cadastro de internos de Medicina da UFCA no Saúde Digital

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA) tem acompanhado de perto o processo de cadastramento dos internos do curso de Medicina para a vacinação. De acordo com a Pró-Reitoria, durante o cadastro no Saúde Digital, os estudantes de Medicina em fase de internato e residentes em Juazeiro do Norte devem indicar que são “trabalhadores da saúde” no campo “informações profissionais” do cadastro. Já no campo “profissionais dos serviços de saúde”, os internos devem assinalar a opção “concludentes do ensino superior da área da saúde, inclusive de internato”.

Para a vacinação, além dos documentos gerais (ver abaixo), os estudantes deverão apresentar uma declaração da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA) que comprove a atividade de internato.

Cartão do SUS e outros documentos necessários à vacinação

Além de apresentarem documento de identificação com foto, comprovante de residência no município onde receberão a vacina e documentos que comprovem prioridade de vacinação (quando for o caso), as pessoas a serem vacinadas deverão apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é possível baixar o aplicativo Conecte SUS (link para uma nova página) e seguir os passos indicados. Um passo a passo está disponível no perfil oficial da UFCA no instagram (link para uma nova página).

As secretarias de saúde de cada município planejam o seu cronograma de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses. Por isso, os inscritos para receber a vacina devem checar frequentemente o seu cadastro no Saúde Digital ou acompanhar os canais oficiais da prefeitura do município onde pretendem ser imunizados.

Cadastro para vacinação de pessoas com 18 anos ou mais já está disponível

O Ceará deu início à vacinação da população em geral contra a covid-19 no último dia 29 de maio de 2021. Com isso, as pessoas com 18 anos ou mais, residentes no Ceará, já podem efetuar seu cadastro no Saúde Digital.

Após se cadastrar, é necessário realizar a confirmação do cadastro, por meio de link que será enviado ao e-mail informado durante o preenchimento no Saúde Digital. Alguns dados podem ser alterados, mesmo após a confirmação.

A Secretaria de Saúde do Ceará ressalta a importância de preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a imunização ocorra de forma organizada e ágil.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
saude.prae@ufca.edu