Inscrições em grupo técnico para sustentabilidade vão até 20/02

Publicado em 08/03/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h58

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) iniciou o processo de formação de um Grupo Técnico de Trabalho de Gestão da Sustentabilidade (GTTGS). O grupo é um dos cinco elementos estruturais para a efetivação da Política de Gestão da Sustentabilidade da UFCA, aprovada em 21 de junho de 2018 pelo então Conselho Superior Pro tempore (hoje, Conselho Universitário).

A formação do grupo será encabeçada pela Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade da UFCA, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (CGS-Proplan/UFCA). De acordo com a Política de Sustentabilidade, o GTTGS deve ser composto por membros representantes da estrutura organizacional e acadêmica da UFCA.

Segundo a Chefe da Divisão de Logística Sustentável da CGS-Proplan/UFCA, Thamara Martins, serão ofertadas 12 vagas: 3 para estudantes da UFCA, 5 para docentes e 4 para servidores técnico-administrativos. Os interessados devem se inscrever no processo para a composição do grupo, pela Plataforma Forms, até o próximo dia 20 de fevereiro.

Ainda segundo Thamara, que também professora do curso de Engenharia Civil, na área de Saneamento, a intenção é que o GTTGS seja composto por grupos diversificados, para contemplar as várias dimensões da sustentabilidade: “Um estudante de Música ou um de Jornalismo podem ter interesse na área da sustentabilidade e é importante que eles possam participar, para que sejam levantadas hipóteses diversas no planejamento de ações do GTTGS. O mais importante para ser um componente do grupo é se identificar com o tema”, disse.

Grupo de Trabalho

O GTTGS será um grupo de caráter consultivo que terá por função auxiliar a implementação da Política de Gestão da Sustentabilidade, planejando ações e fornecendo todo suporte técnico necessário para as futuras decisões do Comitê de Governança (CG) na área. O Comitê é um órgão consultivo e deliberativo da gestão universitária, a quem caberá aprovar as diretrizes para o desenvolvimento da Gestão da Sustentabilidade na instituição.

De acordo com Thamara Martins, as ações pensadas pelo GTTGS serão analisadas pela CGS-Proplan/UFCA, que só então levará os planos do grupo técnico para deliberação do Comitê de Governança. De lá, se aprovadas, as propostas seguirão para as instâncias responsáveis pela execução dessas ações, efetivando assim o planejamento do grupo de trabalho: “os recursos financeiros necessários para a execução dessas ações, por exemplo, serão buscados com base no planejamento desse grupo técnico de trabalho. Então, o GTTGS é de suma importância para a ampliação do processo de sustentabilidade no campus”, acredita.

Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)
Sala 304, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
sustentabilidade.proplan@ufca.edu.br