Inscrições abertas para segunda edição do Curso de Formação de Professores Bilíngues para surdos(as)

Publicado em 05/10/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h17

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Entre os dias 10 de novembro de 2021 e 31 de março de 2022, será ofertada a segunda edição do Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos(as) – ofertado por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O curso é uma realização da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC.

O curso visa qualificar a formação de profissionais da Educação e também aperfeiçoar a qualidade da Educação Bilíngue para surdos(as). Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas e as inscrições podem ser realizadas na plataforma do Forms da UFCA (link para uma nova aba) até o dia 15 de outubro de 2021.

A formação é destinada a professores que já atuam na Educação Básica e/ou na Educação Bilíngue, a professores da Rede Pública de Ensino e a professores da rede privada e/ou privada conveniada com a rede pública, que trabalhem com estudantes surdos(as).

O período de curso – que será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD) – já considera o recesso de fim de ano, que será entre os dias 11 de dezembro de 2021 e 15 de janeiro de 2022. A carga horária total é de 90 horas. A formação será ofertada sob coordenação do professor da UFCA, Roger Prestes, e supervisão da coordenadora curricular de Educação Bilíngue na Secretaria de Educação de Blumenau-SC, Liliane Vieira.

Segundo Roger Prestes, a ação é importante para formar professores capacitados para atuação na Educação surda no Cariri. Além disso, o docente ressaltou a participação de quatro estudantes do curso de Letras/Libras da UFCA na formação. Os discentes vão atuar como tutores no curso.

Pioneiro no Nordeste com a temática de Educação surda, o curso teve sua primeira edição em 2020, também no formato EaD. No ano passado, foram ofertadas 500 vagas, destinadas prioritariamente a professores municipais, estaduais ou de instituições privadas parceiras do governo federal.

Formação de Professores Bilíngues para Surdos(as)
posgraduacao.iisca@ufca.edu.br