Inaugurada reforma do campus Brejo Santo

Publicado em 22/03/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h56

A reforma do campus Brejo Santo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que abriga o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (22). Desde a sua fundação, em 2014, o IFE – que forma professores nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia – funcionava na antiga sede da tradicional Escola Balbina Viana Arrais, que não tinha estrutura adequada a uma universidade. As obras de reforma e de ampliação começaram em novembro de 2017 e, até o retorno ao antigo campus, as aulas do IFE vinham ocorrendo no Liceu Professor José Teles de Carvalho.

A inauguração contou com a presença do Reitor da UFCA, Ricardo Ness; do Pró-Reitor de Graduação (Prograd/UFCA), Plácido Andrade; do Diretor do IFE/UFCA, Rodrigo Lacerda e do Diretor de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), André Freitas. Externos à universidade, prestigiaram o evento a Prefeita de Brejo Santo, Teresa Landim, o Deputado Federal André Figueiredo, o Deputado Estadual Guilherme Landim e também o Diretor Faculdade de Tecnologia Centec no Cariri (Fatec Cariri), Emerson Lacerda – que representou a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece). Antes dos discursos, o professor Rodrigo apresentou as novas instalações do IFE às autoridades presentes.

“Esse campus é uma conquista de uma comunidade que acredita que a educação pode mudar as pessoas”

O Diretor do IFE destacou que as obras no campus Brejo Santo foram resultado de esforços coletivos: “A gente só conseguiu chegar a esse momento porque firmamos parcerias com as esferas municipal, estadual e federal. E assim, de mãos dadas, a gente está conseguindo fortalecer a educação no Cariri, que já representa 11% da população cearense”, afirmou. Na sequência, a Prefeita de Brejo Santo comentou sobre a importância da obra para o município: “Fico a imaginar quantas pessoas, de quantas gerações, poderão ser beneficiadas com esse investimento educacional. É realmente algo extraordinário para uma cidade do porte de Brejo Santo”, disse.

André Figueiredo, que já foi Ministro das Comunicações entre 2015 e 2016, falou sobre a necessidade de investimentos na educação: “Esse campus é uma conquista de uma comunidade que acredita que a educação pode mudar as pessoas. E com certeza essas pessoas transformarão o mundo”, acredita. Guilherme Landim, por sua vez, disse que a inauguração da reforma era – para ele e para a comunidade local – um momento de muita alegria: “É sem dúvida a realização de um sonho. Com um centro de formação de educadores aqui em Brejo Santo, poderemos mandar, para o Brasil inteiro, educadores de excelência”.

“Brejo Santo só tem a comemorar”

O professor Emerson Lacerda, em nome da Secitece, exaltou a vocação educadora de Brejo Santo: “Vocês têm aqui uma cidade que é referência em educação para as demais cidades do estado, que por sua vez é referência nacional na educação. Agora vocês têm dentro da cidade uma formação superior de excelência. Brejo Santo hoje só tem a comemorar”, disse.

Representando o corpo técnico que se dedicou à reforma, André Freitas fez agradecimentos à equipe de pedreiros, serventes, arquitetos e engenheiros que a tornaram possível: “Essa foi a primeira obra planejada por uma equipe da UFCA, em parte composta por ex-alunos da universidade. Fizemos uma obra bem enxuta e bem responsável com o dinheiro público “, afirmou.  Encerrando os pronunciamentos, o Reitor Ricardo Ness lembrou a ainda curta trajetória da UFCA, que se desmembrou da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2013: “Eu – não apenas como gestor, mas também como professor – tenho os sentimentos de alegria, de gratidão e de dever cumprido por estar fazendo essa entrega. [Nós da UFCA] somos ainda um ‘bebê’, vamos completar 6 anos de autonomia em junho, e com certeza temos muito mais a entregar para a sociedade”, concluiu.

Acesse as fotos da inauguração da reforma do campus Brejo Santo.

Obras de ampliação continuam

Segundo a Dinfra/UFCA, a reforma e também a ampliação do prédio foram orçadas em R$ 3.679.914,11. Somado ao valor dos equipamentos adquiridos para o campus – como computadores e maquinário para os novos laboratórios – esse montante gira em torno de R$ 5 milhões. Após a inauguração da reforma, as obras de ampliação do campus continuam, com entrega prevista para até agosto deste ano.

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)
Rua Olegário Emídio de Araújo, s/n – Aldeota, Brejo Santo
Ife@ufca.edu.br