Terceiro Fórum de Saúde Mental do Ensino Superior tem início no campus Crato

Publicado em 03/09/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h31

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Teve início, nesta terça-feira (3), o terceiro Fórum Itinerante de Saúde Mental do Ensino Superior da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A palestra de abertura ocorreu no Campus Crato e contou com a fala da psicóloga Emília Trigueiro, que apresentou técnicas para evitar ansiedade e melhorar o aproveitamento nos estudos. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Promovido pela Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), o Fórum tem como objetivo discutir questões relacionadas à saúde mental do estudante universitário, abordando formas de lidar com os sofrimentos e dificuldades gerados pela demanda da vida acadêmica e contribuindo para desenvolver a consciência para o autocuidado e atitudes saudáveis. 

O evento percorre todos os campi da Instituição e a programação segue até o dia 24 de setembro. Segundo Yane Ferreira, psicóloga da UFCA, “Esse é um momento para se discutir, tirar dúvidas e tocar em assuntos bastante debatidos neste mês, com a Campanha Setembro Amarelo, como a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental,” afirma. 

Para Nino Torquato, estudante de Agronomia, o Fórum é um espaço importante para os estudantes que muitas vezes sofrem de problemas como ansiedade e estresse. “Por ser um curso em tempo integral, temos uma demanda muito grande de estudos o que nos deixa sobrecarregados”, revela.  

Setembro Amarelo

Neste mês, acontece a campanha Setembro Amarelo, voltada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Desde 2015, a campanha movimenta diferentes setores da sociedade que buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros de ajuda para quem precisa.

Além disso, o Setembro Amarelo é um momento que traz à tona diversos debates importantes sobre a depressão e algumas ações que por ora combatem, e por outras só incitam o agravamento do estado de saúde de muitas pessoas. 

Programação

A programação conta ainda com palestras sobre autorregulação da aprendizagem, sobre a produção da saúde mental no Ensino Superior, violência digital, abusos tecnológicos e sofrimento mental na contemporaneidade.

Confira todos os horários na página do evento