IFE/UFCA realiza Segunda Semana de Química

Publicado em 06/05/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h09

Imagem de uma mulher de jaleco em um laboratório segurando um tubo de ensaio e um Erlenmeyer.
Foto: Fernanda Simplício – Dcom/UFCA

O Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), em Brejo Santo, vai realizar, entre os próximos dias 15 e 17 de maio, a Segunda Semana da Química. As palestras, minicursos e mesas redondas do evento serão pautados pelo tema “Tendências em Química: O papel do professor–pesquisador”. As 90 vagas para participação no evento já foram preenchidas.

A mesa de abertura, “Desafios do Ensino e Pesquisa”, está marcada para a próxima quarta-feira (15), às 18h, no campus Brejo Santo. A mesa será formada pelos químicos Thiago Mielle e Jonathas Lopes Ferreira – professores, respectivamente, da UFCA e da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva, em Barbalha. Após a mesa, às 20h, está prevista palestra “Formação Movente: Microfísica de uma mudança”, a ser ministrada pela química, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rochele de Quadros Loguércio.

No segundo dia de evento, serão ministrados três minicursos. Um deles, “Análise de Solos”, será facilitado pelo Reitor da UFCA, Ricardo Ness. Os demais, “A imaginação como presuposto da ciência: Literatura de divulgação científica” e  “Química no Cotidiano: Perfumes e Sabonetes”, serão ministrados, nesta ordem, pela já citada professora Rochele Loguércio e pela química, professora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Sanderlir Silva Dias.

A mesa de encerramento terá como tema “O feminino e ensino de química”, com a presença das professoras Rochele e Sanderlir e também da química, professora do IFE/UFCA, Tatiana Santos Andrade. A palestra final, “Reflexões sobre o ser professor pesquisador e a pesquisa em sala de aula”, será proferida pelo ministrada pelo químico, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Verno Krüger.

Segunda Semana de Química
Quando: de 15 a 17 de maio de 2019
Onde: campus Brejo Santo – UFCA

Informações:

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)
ife@ufca.edu.br
+ 55(88) 3221.9590