I Ciclo de Debates em Permacultura discute práticas cotidianas de cuidado com o meio

Publicado em 03/05/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h14

O I Ciclo de Debates em Permacultura, promovido pela Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi realizado nos dias 26 e 27 de abril no miniauditório do campus Juazeiro do Norte.

Com o tema “Permacultura e sociedade: rompendo estruturas para uma consciência socioambiental”, o evento contou com a participação dos permacultores George Belisário, integrante da Oficina Casa do Alto, e Brisa Cabral, colaboradora da Rede Taipa, e com mediação do professor Eduardo Vivian, coordenador do programa de Cultura e Sustentabilidade da PROCULT.

Na mesa de abertura, a permacultora Brisa Cabral disse ser fundamental que percebamos que o desequilíbrio ambiental é ocasionado por nós e, muitas vezes, não apenas para suprir nossas necessidades, mas também nossos caprichos. Para ela, o sistema cria a necessidade, sendo difícil distinguir a necessidade do capricho, portanto é um ato de coragem romper as estruturas e parar para refletir sobre nosso padrão de consumo e com o que se está colaborando ao consumir.

Para o integrante da Casa do Alto, George Belisário, a relação harmônica com o meio se dá através dos três princípios da permacultura: cuidar do outro, cuidar da terra e partilhar o que sobra. O permacultor também lembrou que o curso em permacultura Permaculture Design Certificate Course (PDC) se tornou mais acessível, uma vez que agora é possível participar sem precisar sair da região e de forma gratuita.

O professor Eduardo Vivian ressaltou que os produtores modernos praticam uma permacultura mais espiritualizada, que é diferente da permacultura acadêmica, que trabalha somente a técnica.

Na sexta-feira (27), o permacultor Paulo Campos, da Escola de Permacultura Maloca, ministrou uma oficina de Compostagem e Minhocário, e falou sobre o cuidado que se deve ter ao realizar composição do solo. Durante a oficina os estudantes tiraram dúvidas, falaram sobre as experiências com compostagem, e ao final foi realizada duas composteiras para uso doméstico com baldes de margarina que foram sorteados entre os participantes.