Grupo de pesquisa exibe documentários Candeias e Lampião, do cineasta caririense Ythallo Rodrigues

Publicado em 03/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h15

Foto: Divulgação Saberes/UFCA

O grupo de pesquisa Saberes – Informação e Cultura, Patrimônio Cultural e Sustentabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), para iniciar as atividades de 2020.1, exibe, no próximo dia 12 de março de 2020, os documentários Candeias e Lampião, produzidos pelo poeta e cineasta caririense Ythallo Rodrigues.

A atividade, aberta ao público e gratuita, faz parte do Diálogos sobre cultura popular e produção audiovisual no Cariri cearense. Além da exibição, o evento contará com uma roda de conversa sobre cultura popular e produção audiovisual no Cariri cearense, com a presença de Ythallo Rodrigues. O encontro inicia às 14h, na sala de reuniões do CCSA (Bloco M, 3º Andar), no campus Juazeiro do Norte.

Para participar, os interessados podem se inscrever presencialmente, antes de iniciar o evento. Haverá emissão de certificado. Mais informações no e-mail saberesgp.ccsa@ufca.edu.br.

Documentários

O documentário Candeias (2017), curta-metragem co-dirigido por Reginaldo Farias, aborda a questões relacionadas à romaria de Juazeiro do Norte. Já Lampião (2011) apresenta o ambulante-mídia Raul Lampião, que diariamente, caminha pelo centro das cidades do Cariri empurrando um carrinho munido de alto-falante e microfone.

Cineasta

Ythallo Rodrigues é poeta e cineasta do Cariri cearense. Estudou na Vila das Artes, em Fortaleza, sendo aluno da primeira turma do curso de realização em audiovisual. Produziu no Cariri e em Fortaleza vários curtas-metragens, dentre os quais: “Baile dos Reis” (2020), co-dirigido por Luís André Araújo e Reginaldo Farias; “Candeias” (2017), co-dirigido por Reginaldo Farias; “Bem-vindo a Juazeiro do Norte” (2015); “Onde vivem os monstros?” (2015); “Os versos mais lindos” (2013); “Carta ao pai” (2011); “Lampião” (2011); “Amor” (2010).

Atualmente trabalha na finalização de dois curtas da produtora O Berro Filmes, “Horto” e “Menestrel de Avalon”, e na pré-produção do curta “Vale dos Dinossauros”, pelas produtoras Filmes de Alvenaria e Marrevolto Filmes. É estudante do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, da Feclesc/Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixadá.

Grupo de pesquisa Saberes

O grupo de pesquisa Saberes tem por objetivo estimular a discussão acerca do patrimônio cultural no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, abordando a relação entre informação, cultura, memória e patrimônio.

Conta com quatro linhas de pesquisa, nas quais estudantes de graduação e servidores técnico-administrativos realizam estudos: Relações teórico-conceituais e/ou histórico-sociais acerca do patrimônio cultural, informação e cultura, e mediação cultura; Políticas públicas voltadas para diversidade cultural/ambiental em sua relação com o patrimônio; Estudos de casos que envolvam as poéticas e performances tradicionais populares (sobretudo na região do Cariri); e Políticas de salvaguarda do patrimônio cultural (inventário, documentação, difusão e/ou transmissão de saberes/informação).

Diálogos sobre cultura popular e produção audiovisual no Cariri cearense
Quando: 12 de março de 2020, às 14h
Onde: Campus Juazeiro do Norte (Sala de reuniões CCSA – Bloco M, 3º Andar)
Informações: saberesgp.ccsa@ufca.edu.br