Foto Síntese abre inscrições para o Passeio Fotográfico: Flanando com Afetos

Publicado em 30/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h07

Estão abertas, até 13 de setembro de 2021, as inscrições para o “Passeio Fotográfico: Flanando com afetos”. A ação, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) em parceria com a Semana de Jornalismo da UFCA 2021, comporá o Foto Síntese (Link para uma nova página). O evento, voltado para fotografia, será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro de 2021, com o tema Ima(r)gens: tempo-memória.

O Passeio Fotográfico é uma ação, voltada para o público em geral – portanto, não precisa ser da comunidade acadêmica da UFCA -, que antecede o Foto Síntese. Consiste em exposição de imagens via Instagram, capturadas pelos participantes inscritos, por meio de chamada pública. Os participantes têm autonomia para a escolha das imagens, podendo trazer memórias que fortaleçam afetos, de forma aberta e livre.

As inscrições para o Passeio Fotográfico estão sendo realizadas pelo Formulário Google (Link para uma nova página), com o envio das imagens por meio de um link para uma pasta no Google Drive. As opções de inscrição são individual, em duplas ou em trios.

A ação se orienta pela ideia do flâneur, que pode ser compreendido como a pessoa que passeia, com todas as associações que a acompanham, pelas cidades, pelas ruas, pelos lugares. É a figura que representa a capacidade de vagar separado da sociedade, sem outro propósito a não ser o de um observador perspicaz da rotina e da realidade. Desta forma, propõe-se que os inscritos no Passeio Fotográfico façam registros por locais que os interessem, que tragam memórias ou fortaleçam afetos, de forma aberta e livre.

Regras e Orientações

  • Quantidade de imagens solicitadas: mínimo de 3 fotografias e máximo de 10 fotografias. Mínimo 1 vídeo e máximo 2 vídeos (até 59s por vídeo) por inscrição.
  • Não é obrigatório enviar fotos e vídeos. Quem se inscrever pode escolher o que enviar.
  • Legendas das imagens: Dizer data e local das imagens, com um breve texto que fale sobre o passeio ou sobre aqueles registros com até 200 caracteres. Uma legenda por imagem.

Foto Síntese 

A sétima edição do Foto Síntese traz o tema Ima(r)gens: tempo-memória e já está com programação divulgada no site (Link para nova página). O evento, em formato virtual, contará com a parceria dos projetos Limbo, Nave/Artes Híbridas e Labvis. Mais informações no Portal da UFCA (Link para uma nova página).

Serviço

“Passeio Fotográfico: Flanando com afetos” (Foto Síntese)

fotosintese@ufca.edu.br
fotosintese.ufca.edu.br
Instagram: @fotosinteseufca
Facebook: fotosinteseufca