Estudantes do CCT e CCSA colam grau no primeiro dia de cerimônias do semestre 2017.2

Publicado em 22/02/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h12

Colaram grau 29 estudantes nesta quinta-feira. Foto: Emanoella Callou

Os 29 concludentes dos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Engenharia de Materiais e Engenharia Civil, do semestre 2017.2, colaram grau nesta quinta-feira, 22 de fevereiro. A cerimônia, realizada no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte, foi conduzida pelo vice-reitor da UFCA, professor Juscelino Pereira Silva, no exercício da Reitoria.

Representando os estudantes, a oradora discente, Jayne Xenofonte, do curso de Administração, comentou as dificuldades enfrentadas durante a graduação com os estudos, mas ressaltou a alegria de chegar ao final de mais uma etapa, na noite de colação de grau.

“A felicidade não cabe no meu peito, foi uma etapa sofrida, suada, cansativa, mas que nós, apesar de todas as dificuldades, conseguimos. E tenho certeza que hoje somos melhores do que aquelas pessoas que começaram. Hoje somos administradores, administradores públicos, biblioteconomistas, engenheiros civis e engenheiros de materiais que farão o mundo lá fora se orgulhar”, destacou.

O orador docente, professor André Wesley, em discurso, aconselhou os estudantes para o enfrentamento dos desafios futuros. Compartilhou ensinamentos sobre liderança, respeito, gentileza, relações interpessoais e amor.

O vice-reitor, que conduziu a cerimônia, frisou o papel da universidade pública, em discurso. “O real papel da universidade, principalmente a pública, é a de ser
transformadora da sociedade. Produzir ciência e desenvolvimento para a melhoria de vida e o bem-estar da população”, disse.

Juscelino Pereira ressaltou que o dia da colação de grau é de emoção, reconhecimento e responsabilidade. Em relação à responsabilidade, afirmou que os concludentes serão os atores transformadores da sociedade. “Reconhecemos que esta tarefa não será fácil. Já não era em outras épocas, sobretudo atualmente. Vivemos momentos de revolta, de angústia, de descaso e constantemente de uma usurpação de direitos. Cortes orçamentários, bloqueios, restrições diversas fazem com que a cada dia tenhamos que repensar o nosso cotidiano e com isto comprometer o nosso bem-estar. Mas precisamos acreditar, sermos fortes, ávidos e colossos na labuta de garantir nossos direitos e garantir um Brasil mais justo, desenvolvido e forte, com menos desigualdade social e menos violência”, incentivou.

Colação de grau

Na sexta, dia 23, colarão grau, às 19h30, no Instituto Federal do Ceará (Juazeiro do Norte), os estudantes de Agronomia (CCAB), Jornalismo, Filosofia (bacharelado e licenciatura), Música e Design de Produto (IISCA).