Estudantes de sete cursos de graduação colam grau de forma remota nesta quarta-feira

Publicado em 28/07/2021. Atualizado em 28/07/2021 às 10h35

Colação de grau realizada antes da pandemia da covid-19. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, nesta quarta-feira, 28 de julho de 2021, colação de grau coletiva de 25 estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Jornalismo, e colação de grau antecipada de uma estudante de Medicina. O evento terá início às 19h30, com transmissão pelo Auditório Virtual da UFCA (link para uma nova página).

Desde agosto do ano passado, em virtude da suspensão das atividades presenciais durante a pandemia da covid-19, a UFCA tem realizado colações de grau de forma remota. Conforme a Portaria Nº 10/Prograd/UFCA (link para uma nova página), que disciplina essas cerimônias, não há um número mínimo de graduandos nas colações coletivas. No entanto, os eventos devem ser realizados após o acúmulo de pelo menos 30 solicitações ou quando completarem dois meses da última colação com solenidade. Os pedidos podem ser formalizados a qualquer tempo.

A cerimônia coletiva desta quarta-feira será realizada com 25 estudantes, pois já se passaram dois meses desde a última colação de grau coletiva na UFCA, realizada em maio deste ano (link para uma nova página)

Colação de grau antecipada

Os estudantes de Medicina da UFCA que atingiram 75% das horas de internato exigidas pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) podem solicitar a colação de grau de forma antecipada. Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria 383, de 9 de abril de 2020 (link para uma nova página), autorizando as universidades a anteciparem a colação de grau de estudantes no último período de cursos na área de Saúde (Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia).

Esse procedimento fica válido enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da covid-19, “desde que completada 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado”.

Assinatura da ata

Após a cerimônia remota, os formandos devem comparecer à Divisão de Diplomas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) para a assinatura presencial da ata. A Divisão de Diplomas realiza atendimentos presenciais às terças e sextas-feiras, no período da tarde, no campus Juazeiro do Norte (bloco I, sala 204), sob rígidos protocolos de biossegurança para contenção da covid-19. Na ocasião os formandos receberão a certidão de colação de grau.

Divisão de Diplomas
diplomas.prograd@ufca.edu.br