Estudantes de quatro cursos da UFCA devem fazer a prova do Enade 2022 no dia 27 de novembro

Publicado em 10/11/2022. Atualizado em 10/11/2022 às 11h45

Foto: Vitorino Silva - Dcom/UFCA

Os discentes que estão concluindo os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Jornalismo serão os próximos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) a participarem da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A edição 2022 será realizada no dia 27 de novembro de 2022, às 13h30 (horário de Brasília).

Na UFCA, a avaliação é coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), que está disponibilizando uma página no Portal da UFCA, com todas as informações necessárias para os estudantes que participarão da prova. Outras informações também podem ser obtidas no edital do Enade.

Prova

A avaliação é destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o respectivo curso de graduação. Também são verificadas as habilidades e as competências para compreender temas ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

No Enade 2022, as provas terão duração total de quatro horas e serão compostas por uma parte de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, próprio de cada área de avaliação.

A parte de formação geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A parte de componente específico de cada área de avaliação terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo também situações-problema e estudos de casos.

Enade

O Enade avalia o desempenho dos estudantes de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). O exame é aplicado aos discentes que estão na fase de conclusão do curso.

O ciclo avaliativo do Enade define as áreas de conhecimento que terão os cursos avaliados a cada ano. Cada área tem os concluintes avaliados de três em três anos. Quem vai se formar em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Jornalismo precisa obrigatoriamente participar da prova deste ano para poder colar grau.

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional.

Esse conjunto de avaliações permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. Os cursos e instituições de educação superior recebem notas de 1 (nota mais baixa) a 5 (nota mais alta).

Importância da avaliação

A nota da prova do Enade tem implicações na condução dos cursos; na continuidade do seu funcionamento; na abertura de novas turmas; no fortalecimento de estratégias para que os estudantes permaneçam matriculados; e, se o curso for bem avaliado, no reconhecimento da qualidade da graduação em comparação a outras da mesma natureza e no reconhecimento da boa qualidade do trabalho do corpo docente.

“Instituições de ensino mal avaliadas recebem diligências do MEC e serão reavaliadas por comissões formadas para esse fim. Isso pode ocasionar sanções para a instituição, como a suspensão da oferta de novas turmas em cursos”, explicou o coordenador de Ensino de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), Ivanildo Lopes da Silva.

Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pró-Reitoria de Graduação
prograd@ufca.edu.br