Estudantes de Medicina Veterinária da UFCA poderão prestar estágio supervisionado em Uberaba-MG, por meio de convênio com ABCZ

Publicado em 28/02/2024. Atualizado em 28/02/2024 às 16h18

Estudantes de Medicina Veterinária da UFCA, em 2023. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) assinou, neste mês de fevereiro, um convênio, com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para que os discentes de Medicina Veterinária da instituição cearense possam prestar estágio supervisionado em Uberaba-MG, no Triângulo Mineiro.

Nessa cidade, está localizada a sede da ABCZ, que tem mais de 22 mil produtores associados e que atua em toda a cadeia produtiva (da criação à comercialização) do chamado “zebu”: uma subespécie asiática da espécie Bos taurus (Bos taurus indicus), conhecida como gado-doméstico.

Pelo convênio, cuja validade é de quatro anos, a UFCA vai selecionar os candidatos a estágio, designar os/as docentes orientadores e encaminhar os estudantes à ABCZ. O acordo foi firmado por meio das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), mantidas pela ABCZ.

Conforme a instituição mineira, os primeiros estudantes da UFCA selecionados vão iniciar o estágio supervisionado durante a 89ª ExpoZebu: maior feira de raças zebuínas do mundo. Este ano, o evento ocorre entre os dias 27 de abril e 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba: “Será um ambiente propício para que os estudantes absorvam conhecimentos práticos e estabeleçam conexões valiosas no setor”, disse o professor da UFCA Jorge André Matias, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

O Diretor da Fazu, Caio Gonçalves, explica que, por meio do convênio, será construído um plano de trabalho para os próximos anos: “Nosso acordo prevê a mobilidade universitária, a realização de pesquisa conjunta, o envolvimento de docentes em atividades de ensino de graduação e pós-graduação, a submissão de projetos de subvenção econômica e de recursos não reembolsáveis, entre outras ações de interesse mútuo. A colaboração entre as instituições de ensino superior é uma prática salutar, inclusive, recomendada pelos órgãos reguladores da educação, pois o conhecimento se torna exponencial quando ele é partilhado”, enfatiza.

“São instituições de renome no setor”

Para Iasmin Soares, estudante do oitavo semestre do curso veterinário da UFCA, a confirmação do convênio foi “uma imensa alegria”, que irá enriquecer as suas experiências na graduação, sejam práticas ou teóricas: “A parceria com a ABCZ e com as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) é de grande importância, já que são instituições de renome no setor. Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos na concretização deste convênio, especialmente ao conselheiro do Ceará, Kleber Calou, e ao nosso coordenador de curso, Jorge André”, celebra.

Iasmin Soares é estudante de Medicina Veterinária da UFCA. Foto: arquivo pessoal.

De acordo com o professor Jorge, o convênio representa, além de uma parceria institucional, um passo significativo na promoção da educação prática e no fortalecimento da conexão entre a academia e o mercado de trabalho no setor agropecuário: “A expectativa é de que essa colaboração renda frutos duradouros, capacitando os futuros profissionais para enfrentar os desafios e para contribuir para o desenvolvimento sustentável do segmento agropecuário”, acredita.

O conselheiro estadual da ABCZ, Kleber Calou Filho, um agropecuarista atuante na região do Cariri, foi intermediador no estabelecimento do convênio com a UFCA: “O convênio é de um grande valor para as instituições e para a região do Cariri, pois abre novos horizontes aos universitários dessas IES [Instituições de Ensino Superior] na troca de conhecimentos e oportunidades na área da pecuária. Fico muito feliz em ter colaborado para que este convênio fosse celebrado, pois entendo que, juntando conhecimentos e oportunidades, podemos ultrapassar barreiras e encontrar soluções”, disse Kleber.

*Com informações da ABCZ

Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade