Estudantes de Jornalismo da UFCA são contemplados na edição 2021 do prêmio “Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão”

Publicado em 26/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h07

Com o avanço das tecnologias e investimento escasso em políticas públicas voltadas à Cultura Popular, os grupos de tradição – reisados, lapinhas e bandas de pífanos, por exemplo – precisaram se reinventar. Muitos desses grupos presentes na região do Cariri cearense buscaram nas mídias sociais formas para manterem vivas suas tradições. Com a pandemia da covid-19 e o necessário distanciamento social, esses grupos de tradição, recém-familiarizados com as mídias sociais, passaram a enfrentar mais um problema: a exclusão digital.

Sensíveis a essa questão, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) propuseram uma pauta a respeito e submeteram a ideia à décima terceira edição do prêmio “Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão”. A premiação, aberta para graduandos/as da área de Comunicação a nível nacional, é idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog (link para uma nova página). Sob o título “Além da tradição: histórias para adiar o fim da brincadeira”, a pauta dos estudantes da UFCA foi uma das selecionadas para produção.

Sob orientação do professor da UFCA Tiago Coutinho, os estudantes Bibiana Belisário, Laura Brasil e Wesley Vasconcelos terão ajuda de um/a jornalista tutor/a, que será escolhido pelo Instituto Vladimir Herzorg para auxiliar o grupo no desenvolvimento do material, por três meses. Financiada pelo Google.org, a equipe vai receber o incentivo de uma bolsa no valor de R$ 1 mil.

Wesley explica que a próxima etapa de criação do material começa no início de setembro: “Vamos começar o processo de apuração, de entrevistas, e articular os dados que encontramos em uma narrativa jornalística. Vamos fazer uma matéria em [formato de] áudio, que ficará disponível no site da disciplina de radiojornalismo [do curso de Jornalismo] da UFCA”, disse.

Na edição 2021 do evento, realizado desde 2009, o questionamento “qual pauta pretendem produzir para mostrar a nova cara do mundo que está diante de todos nós?” foi usado como norteador para instigar as equipes inscritas na produção dos trabalhos. O prazo para entrega do produto finalizado vai até o dia 30 de novembro deste ano.

“A região do Cariri cearense é construída por manifestações culturais que, há muito tempo, sofrem pela descontinuidade ou ausência de políticas públicas de cultura efetivas. Construir uma pauta na qual dados e pontos de vistas aparecem trazendo os enfrentamentos que os grupos da cultura de tradição popular vivem atualmente é contribuir para a amplificação do olhar das pessoas sobre isso”, ressalta Bibiana.

Curso de Jornalismo
jornalismo.iisca@ufca.edu.br