Estudantes de Design da UFCA criam coleção DES-CONECTADOS voltada para repensar o consumo e a relação com o meio ambiente

Publicado em 25/08/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h26

Um trabalho feito a muitas mãos classificou como finalista uma coleção de moda desenvolvida por estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no Concurso dos novos DFB DigiFest, que premia alunos dos cursos de moda de todo o Brasil, durante o Dragão Fashion Brasil, evento de moda que ocorre em Fortaleza anualmente e considerado o terceiro maior evento do tipo no país.

A coleção DES-CONECTADOS, desenvolvida pelos alunos de Design, Marcos Antônio Araújo Silva (idealizador da coleção), Amadeu Marinho (projeto gráfico), Thiago Ribeiro (desenho técnico), José Francineudo (desenvolvimento de calçado), Daniel Estevy’s (modelagem), sob a coordenação da professora Márcia Qualio e da técnica de calçados Ângela Freitas, foi elaborada a partir do tema apresentado pelo concurso: “Agora: Sustentabilidade + Tecnologia na construção de novos tempos para o consumo de moda e estilo”. A ideia era promover uma ação relacionada ao desenvolvimento sustentável, criando produtos de moda a partir de matéria prima não biodegradável descartadas, retornando esse material ao ciclo produtivo.

De acordo com a professora Márcia Qualio, os estudantes pesquisaram e trabalharam com a câmara de ar de pneu, fios de computador, retalhos de plásticos, de courinho e jeans. “Entender como cada componente, principalmente os componentes tóxicos de aparelhos eletrônicos descartados, prejudicam o meio ambiente é um dos objetivos da coleção conceitual que foi desenvolvida pelos alunos UFCA, visando alertar principalmente os jovens que gostam de novidades e trocam seus computadores e celulares todo ano”, explica Márcia.

A professora chama a atenção para o detalhe do título da coleção – DES-CONECTADOS – que alerta para o fato de vivermos conectados a muitas informações, mas desconectados do meio ambiente. “Vivemos em um mundo interconectado. Filmes, música, notícias, produtos manufaturados, pessoas que viajam pelo mundo todo; e, apesar de toda a informação que carregamos, estamos desconectados com a questão da preservação ambiental, principalmente do lixo eletrônico, que é jogado no meio ambiente diariamente”, alerta.

Embora a coleção tenha sido enviada para o concurso em março, as questões abordadas na coleção já faziam parte das preocupações do idealizador da coleção, o estudante concludente do curso de Design, Marcos Antônio Araújo Silva, mais conhecido como Marco D’Biá. D’Biá conta que, desde que entrou no curso, já era atento à questão da sustentabilidade: “Nós, seres humanos, teríamos de aprender a tornar a ideia de sustentabilidade e de reciclagem como um processo padrão”. Ele explica que, nas disciplinas do curso, a ideia do reaproveitamento e do reuso dos materiais descartados sempre foi colocada em pauta.

A coleção DES-CONECTADOS surgiu, num primeiro momento, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Marco. Quando foi apresentado o tema voltado à sustentabilidade do Concurso dos novos DFB DigiFest, Marco conta que ele e os colegas notaram que os looks desenhados eram afinados com o tema e possíveis de ser inscritos no evento. Daí, montaram a equipe e, em menos de uma semana, prepararam tudo e enviaram a coleção para o Dragão Fashion Brasil 2020. “Havia na equipe uma sincronia de ideias, de responsabilidade com o que cada um tinha como meta”, conta. “Levantamos voo como representantes dos alunos do curso de Design/UFCA para um evento de renome internacional tipo DBF 2020”, conclui.

Quando souberam que seriam finalistas do concurso, Marco recorda que a euforia se espalhou pela equipe. “Nossa euforia foi a mil, nós, alunos de uma universidade que começa a criar história junto à comunidade local, regional, nacional e internacional, estávamos concorrendo com universidades de renome na moda”, lembra. “Para mim, pessoalmente, foi mais um passo que precisava ser dado por nós, alunos, muitos dos nossos professores buscaram e buscam nos impulsionar a sair da zona de conforto e se propor a fazer o que o curso demanda”, relata.

Em momento oportuno, Marco pretende exibir a coleção para reforçar a mensagem que querem passar com a DES-CONECTADOS. “Temos que fazer a geração atual repensar seus valores e suas ações”, alerta. “E deixar para a geração vindoura que elas possam fazer muito mais para manter a qualidade de vida da natureza. Natureza essa que fazemos parte e, muitos insistem em negar essa realidade. Esperamos que a nossa mensagem mexa um pouco com aqueles que estão à nossa volta todos os dias e em todos os lugares”, conclui.

Coleção DES-CONECTADOS no Dragão Fashion Brasil