Estudantes da UFCA participam de Mostra de Fotojornalismo Universitário. Exposição virtual segue até janeiro, no site da ECA/USP

Publicado em 08/12/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h33

Atualizada em 8 de dezembro de 2020, às 10h05

Duas fotografias de estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram selecionadas para a Segunda Mostra de Fotojornalismo Universitário. A Mostra é uma realização do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em parceria com Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Labfoto-Facom/UFBA). A iniciativa surgiu como um meio de dar visibilidade à produção fotojornalística dos cursos de Jornalismo de instituições universitárias nacionais.

As fotos – dos estudantes Andressa Yare e Alessandro Fernandes – foram produzidas como trabalhos da disciplina de Fotojornalismo. A primeira, produzida por Andressa no período de Romaria, em frente ao Museu Padre Cícero de Juazeiro do Norte, chama-se “Vertigem em pele”. Na imagem, o foco está nas mãos e adereços de Dona Josefa, vendedora de artigos religiosos que, há muitos anos, veio da Paraíba para viver em Juazeiro do Norte e participar do ciclo de romarias.

Foto: Andressa Yare

Já a segunda, sem título, foi produzida por Alessandro com o objetivo de mostrar a realidade de famílias que fazem uso do auxílio Bolsa Família – programa de transferência direta de renda do governo federal, que beneficia famílias brasileiras em situação de pobreza e de extrema pobreza. Na foto, pode-se ver Maria das Graças, cozinheira em uma escola do Estado, e Antônio Cândido, que sobrevive de trabalhos temporários. Ambos estão sentados no sofá da casa onde moram, no município de Barbalha.

Foto: Alessandro Fernandes

Para Andressa, no trajeto do Fotojornalismo, é importante pensar em narrativas humanizadas: “Corpos à margem, ditos marginais, precisam estar no centro, porque existe vida, memória, encantamento e magia ali. Esse trabalho é sobre cuidado e sensibilidade – e é gratificante que a fotografia tenha sido escolhida para a Mostra de Fotojornalismo Universitário”, afirmou.

Já Alessandro ressalta a relevância de entrar em contato com outras vivências: “Tive oportunidade de conhecer um pouco dos espaços que a dona Maria está; escola e casa (onde tirei a fotografia), sua força e esperança, as conquistas de seus filhos contadas pelos pais com muito orgulho, a devoção ao Padre Cícero e, principalmente, a importância do programa Bolsa Família na renda familiar”, disse.

Exposição Remota

A Mostra, que em sua primeira edição foi realizada de forma presencial, com exposições no Campus da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), teve que se adequar à pandemia. Assim, a exposição será realizada de forma remota, de primeiro de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, pelo site do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP (link para próxima página).

De acordo com os professores do Curso de Jornalismo da UFCA, Elane Abreu e Marcelo Leite, que orientaram as produções de Andressa e Alessandro, respectivamente, uma comissão interna do evento seleciona fotografias de cada instituição universitária, de temática livre, enviadas até ela por professores de Jornalismo por meio do e-mail da Mostra. Cada professor(a) pôde enviar até três fotos: “Os professores de Jornalismo, agem, assim, como curadores da exposição”, comenta Elane.

A docente relata ainda como foi o processo de escolha da fotografia de Andressa: “O colorido dessa foto convocou meu olhar para as fotografias da disciplina e escolhi três que expressassem diversos aspectos do Cariri, como uma forma de mostrar o que os alunos veem da região”, disse a professora.

Já Marcelo Leite reforça os componentes aparentemente despretensiosos da fotografia de Alessandro: “Os retratados estão centralizados na imagem e todo contexto cultural pode ser percebido pelos objetos dispostos no entorno deles, mostrando elementos de suas personalidades: algo muito importante na produção de um retrato fotográfico, sobretudo quando feito no local no qual as pessoas vivem”, afirmou.

Edição anterior

Esta não é primeira participação da UFCA na Mostra de Fotojornalismo Universitário. No ano passado, a UFCA foi representada pelas fotografias produzidas pelos estudantes de Jornalismo Alex Sandro dos Santos Vieira e Judivania Barbosa. Ambas retratavam situações e dificuldades urbanas em Juazeiro do Norte.

Segunda Mostra de Fotojornalismo Universitário
Quando: primeiro de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021