Estudante representará UFCA no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro

Publicado em 17/12/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h44

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A estudante Julie Anne Pereira Cavalcante, do oitavo semestre do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), de 22 anos, representará a instituição na Quinta Escola Avançada de Física Experimental, promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de fevereiro de 2020. Na ocasião, ela apresentará a pesquisa que tem sido desenvolvida na bolsa de iniciação científica da UFCA sobre a produção de vidros e vitrocerâmicas que funcionem como biomateriais para usos em implantes médicos.

Durante a imersão, Julie Anne terá a oportunidade de participar do dia a dia das atividades experimentais sobre tópicos avançados e atuais da Física nos laboratórios do CBPF. Ela está entre os 82 estudantes de graduação e de pós-graduação, das áreas de física e correlatas (química, engenharias, matemática, entre outras), selecionados de todo o Brasil e da América do Sul. Do Ceará, além de Julie Anne, foi selecionada uma estudante da Universidade Regional do Cariri (Urca). De acordo com a discente, a seleção consistiu no preenchimento de ficha de inscrição, envio de histórico escolar e Currículo Lattes, além do encaminhamento de carta de motivação, explicando o motivo de participar do evento.

“Se trata de uma oportunidade única, que tratá grandes contribuições para a minha formação profissional, em questões de experiências dentro de laboratórios amplamente equipados e qualificados para diversas pesquisas, bem como em experiências com diferentes pessoas e diversos profissionais renomados do ramo de pesquisa, com os quais aprenderei muito”, ressaltou a discente.

O evento, até o momento, possui oito módulos de linhas de pesquisa: Aspectos experimentais da informação quântica via RMN; Desenvolvimento de protótipos de sistemas IOT (Internet of Things); Estudo do movimento de bactérias magnéticas; Instrumentação em física de partículas; Instrumentação para detecção de poucos fótons com eletrônica baseada em lógica programável (FPGA); Materiais nanoestruturados para aplicação em células a combustível e magnetismo; Nanomagnetismo e spintrônica, e Sistemas de elétrons fortemente correlacionados: redes de Kondo.

“No ato da inscrição, o discente seleciona a área que mais lhe interessa ou que mais se parece com seu curso. Eu selecionei a área relacionada a materiais nanoestruturados, que tem relação com o curso de Engenharia de Materiais e me interessa bastante. Porém, a divisão dos estudantes nas categorias será feita pelo CBPF e todos devem estar abertos para participarem, independente do tema que lhe for colocado”, explicou a estudante.

Pesquisa

Durante a experiência, Julie Anne terá a oportunidade de apresentar a pesquisa que está desenvolvendo na UFCA, na sessão de pôsteres. Com o título principal “Desenvolvimento de biovidros e vitrocerâmicas na Região do Cariri-CE, visando aplicações biomédicas”, o projeto de pesquisa atua com duas bolsistas, Julie Anne e Alessandra de Sousa Lima, também discente do curso de Engenharia de Materiais. O trabalho, desenvolvido por Julie Anne, é denominado “Síntese das Vitrocerâmicas baseado no sistema: SiO2-CaO-Na2O-P2O5” e tem como objetivo principal desenvolver e caracterizar as vitrocerâmicas na Região do Cariri – CE, obtidos do sistema SiO2-CaO-Na2O-P2O5 (sistema base da produção de biovidros e vitrocerâmicas), com diferentes graus de cristalização, com fases cristalinas presentes que melhorem o desempenho mecânico do vidro original.

“De forma simples, nós pesquisamos e desenvolvemos vidros e vitrocerâmicas que tenham bioatividade, ou seja, funcionem como biomateriais para usos futuros em implantes médicos. Os resultados que temos, até então, são análises laboratoriais do produto que conseguimos obter”, explicou. O trabalho é desenvolvido no Laboratório de Cerâmicas, no bloco N, do campus Juazeiro do Norte.

Quinta Escola Avançada de Física Experimental

Será a quinta vez que o CBPF realizará a Escola Avançada de Física Experimental, com a intenção de promover e motivar a atuação em áreas experimentais. A última edição ocorreu entre os dias 4 e 15 de fevereiro deste ano, com estudantes divididos em dez diferentes módulos. Aproximadamente 72% dos participantes eram alunos de graduação (física, engenharias e química), 20% de mestrado (física, química e engenharias) e 8% de doutorado (física e química). Dos selecionados, 60% eram da região Sudeste,15% da região Nordeste, 7% da região Centro-Oeste, 6% da região Sul, 5% da região Norte e 7% de estrangeiros.

Para contribuir com a participação dos estudantes de fora do Rio de Janeiro, o comitê organizador solicita junto às agências de fomento recursos para financiamento parcial, priorizando alunos de graduação. Da parte da UFCA, Julie vai contar com apoio por meio do Auxílio Financeiro a Eventos, oriundos do recurso do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), por ter sido aprovada em processo seletivo.

A Escola terá carga horária de 64 horas/aula (4 créditos), equivalendo a uma das disciplinas de métodos experimentais do grupo de Fundamentos de Área do Programa de Pós-Graduação do CBPF (Normas). No encerramento das atividades haverá uma sessão de seminários, em que cada grupo apresentará aos demais participantes um apanhado geral dos resultados e conclusões. Também terá a entrega de um relatório, em forma de uma publicação, a respeito dos resultados obtidos. Essas duas atividades (relatório e seminário) serão usadas como avaliação final.

*Com informações da Quinta Escola Avançada de Física Experimental

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)/UFCA