Estudante da UFCA é medalhista no Campeonato Cearense de Judô 2022

Publicado em 17/11/2022. Atualizado em 17/11/2022 às 14h00

Lara Gardênia, medalha de bronze no Campeonato Cearense de Judô 2022

A estudante do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Lara Gardênia, foi uma das três medalhistas do Campeonato Cearense de Judô, na categoria Sênior (até 57 kg). O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto de 2022, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza.

Na categoria em que estava disputando, Lara foi medalha de bronze e competiu com outras seis atletas do Ceará. Além de estudante da UFCA, Lara também atua na Universidade como bolsista do Projeto de Rendimento Esportivo, na Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento – vinculada à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). Lara recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, que a auxilia em suas participações em campeonatos.

O Projeto de Rendimento Esportivo da UFCA promove atividades de treinamento desportivo e participações em grupos de estudo e de Pesquisa ligados às discussões do corpo e da cultura do movimento. Essas ações, por sua vez, contribuem para um bom desempenho  dos bolsistas em competições diversas, nas quais eles representam a UFCA.

Lara explica que, quando começou no esporte, poucas meninas participavam dessa modalidade. Após 13 anos de prática, o judô se tornou o seu estilo de vida: “O judô, para mim, passa de ser apenas um esporte. São mais de 13 anos de prática, então já considero o judô como meu estilo de vida há um bom tempo. Desde que comecei a praticar, poucas meninas treinavam e participavam de competições de judô. Hoje, é bom ver que esse número de meninas praticando judô cresceu. Não só as vitórias, mas cada participação em campeonatos me incentiva e me dá gosto de continuar treinando judô e voltar a participar de mais competições”, afirmou.

Pró-Reitoria de Cultura
Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento