Engenharia Civil da UFCA alcança conceito 4 no Enade

Publicado em 17/10/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h20

Lícia Maia (DCOM/UFCA)

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) atingiu conceito 4, de um máximo de 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 2017. Os resultados foram divulgados no último dia 9 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove a prova desde 2004. Com o conceito 4, o curso da UFCA está entre as 23 melhores formações em Engenharia Civil do Nordeste.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil da UFCA, Flávio Augusto, o resultado no Enade reflete o empenho conjunto de servidores, professores e alunos: “Ficamos felizes com o resultado. Sentimos que estamos contribuindo com o crescimento e desenvolvimento da região do Cariri. Possuímos uma equipe de docentes composta, em sua maioria, por doutores que atuam em sua área de pesquisa e formação. Nossos alunos, além de adquirirem uma visão crítica e ativa sobre a Engenharia, participam de programas de extensão e empresa júnior. Temos tido retorno positivo tanto dos formandos quanto das empresas que recebem nossos estudantes para estágio”, disse.

Enade

O Enade, obrigatório para estudantes de cursos de graduação públicos e privados, em todo o Brasil, avalia o desempenho de concluintes em relação aos conteúdos propostos, às habilidades e às competências desenvolvidas durante as formações. Todos os cursos superiores ofertados no Brasil foram divididos em 3 grupos. Assim, a cada ano, um desses grupos é submetido ao exame. O conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes nas provas.

Em 2018, o conjunto de cursos que deverá prestar o Enade abrange 4 formações oferecidas pela UFCA: Administração, Administração Pública, Design e Jornalismo. O curso tecnólogo em Design de Produto, no entanto, já não recebe mais novos alunos e o bacharelado – que vai substituí-lo em definitivo quando os últimos estudantes do curso tecnólogo se formarem – foi criado este ano e, portanto, ainda não tem estudantes concluintes.

Saiba mais sobre o Enade 2018