Em parceria com a Universidade de Lisboa, UFCA lança e-book com estudos sobre políticas públicas em três regiões metropolitanas

Publicado em 30/11/2022. Atualizado em 01/12/2022 às 18h16

Vista aérea de Juazeiro do Norte, a principal cidade da Região Metropolitana do Cariri. Foto: Anderson Duarte/Prefeitura de Juazeiro do Norte

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Universidade de Lisboa (ULisboa) lançou, neste mês de novembro de 2022, o livro “Governança e Coesão Territorial de Comunidades Intermunicipais, Áreas e Regiões Metropolitanas – Experiências, Perspetivas e Desafios no Brasil e Portugal”. O livro discute, dentre outras temáticas, os resultados parciais do projeto “Índice de Boa Governança e Coesão Sócio Territorial em Áreas e Regiões Metropolitanas (AM/RM) de Portugal e [do] Brasil”. A pesquisa tem como base três regiões: as regiões metropolitanas de Lisboa, de Fortaleza e do Cariri (RMC). O projeto conta também com pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Os 15 artigos reunidos nesta primeira edição do e-book buscam desenvolver uma ferramenta de avaliação da governança metropolitana e coesão social baseada em modelos de administração aplicados nas regiões estudadas. Foram convidados para integrarem o livro todos os palestrantes que se apresentaram na primeira Conferência Internacional entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da ULisboa (ISCSP/ULisboa) e a UFCA: Governança e Coesão Territorial de Áreas e Regiões Metropolitanas, no mês de julho de 2022, em Lisboa. 

Analisando também aspectos administrativos, políticos e geográficos, o projeto foi financiado pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (vinculado ao ISCSP/ULisboa) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA).

O professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Jeová Torres, que é um dos organizadores do e-book, explica a importância das pesquisas reunidas no livro para o dia a dia de pessoas que vivem nessas regiões: “No momento que a pesquisa busca estudar, refletir, analisar, debater e propor elementos de como a gestão e governança das regiões metropolitanas estão sendo efetivadas e o nível de qualidade do processo, a pesquisa procura indiretamente impactar a vida da população. Neste sentido, não há uma ação direta, mas podemos visualizar impactos”, destacou.

Internacionalização

Na UFCA, a internacionalização fez parte das estratégias propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI 2016 – 2020). De acordo com esse documento, a UFCA teve sua adesão ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) aprovada em outubro de 2017. O GCUB é uma associação  da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, que organiza e gerencia ações de cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior filiadas, sejam brasileiras ou estrangeiras. Além da UFCA, 88 universidades brasileiras estão filiadas ao grupo atualmente.

A principal missão do GCUB é “promover relações acadêmicas, científicas e culturais (…) mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral”. Na UFCA, a promoção e o fortalecimento das relações acadêmicas internacionais é de responsabilidade da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI)

Os projetos oriundos de parcerias internacionais na UFCA promovem o desenvolvimento de uma investigação científica de qualidade e com elevado potencial de impacto social. Referindo-se ao e-book lançado em parceira com a UFCA, Ricardo Ramos Pinto, presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), explica, no prefácio da obra, que ações desse tipo, com evidente benefício para ambas as universidades, valorizam “a dimensão de internacionalização e de abertura à sociedade civil”.

Além do e-book, a UFCA mantém outros projetos com o ISCSP-ULisboa que são frutos do convênio firmado entre as duas instituições em 2018 (com vigência de 5 anos, encerrando-se em outubro de 2023). A criação do Centro de Referência em Estudos sobre Fiscalidade e cursos especiais de Mestrado e Doutorado são exemplos recentes dessa parceria. 

Centro de Referência em Estudos sobre Fiscalidade

Em julho de 2022, com a presença do reitor da UFCA, do presidente do ISCSP/ULisboa e de gestores da Receita Federal do Brasil (RFB), em Lisboa, dirigentes da RFB mostraram interesse na criação de um Centro de Referência em Estudos sobre Fiscalidade. De imediato, uma equipe de trabalho foi formada para viabilizar a proposta. Os professores do CCSA/UFCA Ives Tavares, Waléria Menezes, Raniere Moreira e Jeová Torres – integrantes do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs) –, além do professor Milton Jarbas (coordenador do programa de Extensão “Cariri Consciente”), são responsáveis pela condução das ações do projeto na UFCA.

O futuro Centro terá seus estudos voltados para a investigação e a criação de projetos cujas temáticas se relacionem com Governança, Gestão e Políticas Públicas, além de se focar nas áreas de Administração Tributária, Fiscal e Aduaneira. Esse projeto vai reunir o conhecimento específico da UFCA, desenvolvido nos cursos de Administração Pública e Gestão Social e Ciências Contábeis, à tradicional produção acadêmica do ISCSP/ULisboa, assim como estará ligado ao protagonismo nacional e internacional da RFB.

Com sede na UFCA, o início das atividades do Centro de Referência está previsto para o fim do primeiro semestre de 2023. Sobre isso, o professor Jeová ressalta que é preciso pensar “o quanto um centro de referência, que possa produzir pesquisas avançadas e relacionadas com países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), coloca o Cariri em uma posição de destaque internacional”. Isso representaria, segundo Jeová, promover o Cariri, trazer mais pessoas à região e contribuir para o desenvolvimento regional e econômico local. 

Mestrado e Doutorado

Sobre os cursos especiais de mestrado e doutorado, previstos na parceria com o ISCSP-ULisboa, professor Jeová afirma que possivelmente haverá dois novos projetos na linha de desenvolvimento institucional e cooperação internacional da UFCA, envolvendo a relação com o ISCSP/ULisboa e a Receita Federal. Essas turmas, no entanto, são amparadas em protocolos de cooperação endereçados a um público específico. “Nesses casos, são turmas cujos participantes são da RFB. Não existem vagas destinadas ao público em geral, pois não se trata de oferta de curso de outra instituição pela UFCA. É bem específico o modelo de funcionamento e o interesse da UFCA [durante essa parceria] se processa no ganho institucional, de internacionalização e de qualificação do corpo docente [da Universidade] na Pesquisa e na Pós-Graduação”, ressaltou.

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Campus Juazeiro do Norte/UFCA – bloco K, terceiro andar, sala K307
prpi@ufca.edu.br
(88) 3221-9327

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Campus Juazeiro do Norte/UFCA – bloco M, quarto andar, sala M401
ccsa@ufca.edu.br
(88) 3221-9542