Egresso da UFCA conquista segundo lugar em prêmio de empreendedorismo

Publicado em 10/12/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h23

Douglas Feitosa (Foto: Arquivo Pessoal)

O empresário Douglas Feitosa, egresso do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA), conquistou o segundo lugar em uma das 4 categorias do Prêmio Universitário Empreendedor. O prêmio é promovido pelo Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (Cemp/UFC), em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef). A cerimônia de anunciação dos vencedores foi no último dia 23 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza.

Douglas, atualmente secretário executivo de desenvolvimento econômico e inovação de Juazeiro do Norte, foi segundo lugar na categoria “Melhor TCC sobre Empreendedorismo”, com o trabalho “Território de Empreendedorismo e Inovação como Fomentadores ao Desenvolvimento de Juazeiro do Norte-CE”. O trabalho vencedor foi o “Geração de modelo de negócio, validação e análise de viabilidade econômico-financeira de uma startup no setor Lawtech”, do estudante Bruno Vieira Maia, da UFC.

Segundo Douglas, a escolha do tema do TCC veio com as atividades empreendedoras que ele já desenvolvia antes de concluir o curso: “eu trabalhava com auditoria do setor de saúde. Fiz um intercâmbio para o Canadá e, quando voltei, veio a ideia de começar a empreender. Abri minha primeira empresa, em um setor totalmente diferente do que eu atuava, e fui gostando da área. Nas minhas atividades, eu vi a necessidade de mapear o meu território e de entender o que acontece de fomento ao empreendedorismo na região [do Cariri]”, disse.

Hoje, Douglas tem uma consultoria especializada na metodologia mystery shopping (cliente misterioso, que levanta informações sobre atendimento, produtos e serviços de uma empresa). O jovem chegou a ter outra, de  móveis sustentáveis, mas repassou o empreendimento a sócios. Além das atividades de empresário e gestor, o egresso da UFCA preside a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Juazeiro do Norte (CDL Jovem), cuja missão é fomentar o empreendedorismo e formar jovens líderes.

Demais categorias

Outro estudante de Administração da UFCA, Jefferson Pereira de Sousa, chegou à final  do Prêmio Universitário Empreendedor, na categoria “Melhor Empreendimento Ativo”. Nessa, o vencedor foi o empreendimento “Tecnews”, de Jordânia dos Santos Oliveira. O segundo lugar ficou com o projeto “Insatisfeitos.com”, do estudante da UFC, Leonardo Pontes. As demais categorias do prêmio foram “Melhor Empreendimento de Impacto Social” e “Melhor Projeto de Empreendimento”.

No total, foram 54 trabalhos inscritos, representando 14 instituições de ensino superior, de 10 municípios cearenses. Segundo a organização, os critérios para a escolha dos vencedores foram originalidade, descrição precisa do modelo de negócio, potencial de mercado e viabilidade/sustentabilidade financeira do empreendimento.