Editais de bolsas: saiba como estão as seleções e o que mudou com a suspensão do calendário universitário

Publicado em 31/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 16h56

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA. Imagem feita em 2019, antes da pandemia da covid-19

Diante da situação de emergência em saúde pública por causa da pandemia da Covid-19 (coronavírus), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a fim de não prejudicar o ensino e a aprendizagem de nenhum estudante, suspendeu, por tempo indeterminado, o calendário universitário dos cursos de graduação e pós-graduação, de acordo com a Resolução nº 10, de 23 de março, do Conselho Universitário da UFCA (link para uma nova página).

Com a suspensão do calendário e a necessidade de distanciamento social neste momento da pandemia, as Pró-Reitorias da UFCA readequaram seus editais de seleção de bolsas e vêm orientando os discentes sobre o desenvolvimento das atividades. É possível acompanhar as alterações dos editais na página Bolsas, estágios e projetos” (link para uma nova pagina), no Portal da UFCA, que concentra os editais acadêmicos, bem como seus aditivos e resultados. Abaixo, você pode consultar a situação atual dos editais.

Ensino

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) resolveu manter a seleção de monitores. No entanto, tanto as seleções como o desenvolvimento das atividades deverão ser, obrigatoriamente, em ambiente digital.

Diante disso, houve alteração no cronograma do edital do PID – Programa de Iniciação à Docência: no dia 5 de abril, será lançado o edital de seleção de monitores, com inscrições de 5 a 12 de abril; e o processo seletivo ocorrerá de 12 a 14 de abril. O Plano de Trabalho do Monitor deverá ser enviado até o dia 18 de abril de 2020, com as atividades que serão desenvolvidas à distância, durante o período de suspensão do calendário universitário, e/ou presenciais, após o período de suspensão.

Acesse todos os documentos relativos a esse edital, na aba “2019” – “Ensino” – “Edital 20/2019 – Seleção de Projetos PID” (link para uma nova página).

Cultura

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), respeitando o período de distanciamento social, mas também prezando pela continuidade dos editais de Cultura, adequou as seleções e os cronogramas, para que as atividades acadêmicas culturais se tornem viáveis no atual momento e para que seja mantida a concessão de bolsas para os estudantes.

A Procult solicita que todos os documentos sejam lidos com atenção, para que os prazos não sejam perdidos. Abaixo, estão listadas as principais alterações em cada um dos editais ou acesse a já citada página “Bolsas, estágios e projetos” (link para uma nova página), nas guias “Bolsas”>“2019” > “Cultura” > todos os editais.

Edital 06/2019 – Projetos de Iniciativa da Comunidade Acadêmica 2020:
– Retificação com novo cronograma e processos (link para uma nova página).

Edital 01/2020 – Seleção de bolsistas e membros voluntários para os programas e projetos institucionais da Procult:
– Aprovados na prova escrita (link para uma nova página).
– Retificação com novo cronograma e processos (link para uma nova página).
Resultado das seleções já finalizadas (link para uma nova página).

Edital 02/2020 – Seleção de bolsas para o Núcleo de Produção Cultural da Procult:
– Aprovados na primeira etapa (link para uma nova página).
– Retificação com novo cronograma e processos (link para uma nova página).

Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) orienta que, durante este período de distanciamento, necessário para conter o avanço da pandemia de Covid-19 na região, as atividades de pesquisa de iniciação científica, as atividades em campo e as atividades da pós-graduação (lato e stricto sensu) sejam realizadas remotamente sempre que possível (mediante anuência dos estudantes) e, quando não, preferencialmente sem aglomerações nos espaços dos campi (laboratórios, salas, unidades experimentais de campo, etc.).

Determinados editais demandarão de seus coordenadores novo novo plano de trabalho vinculado ao projeto em desenvolvimento, contendo atividades remotas a serem desenvolvidas por cada bolsista, incluindo voluntários, para os meses de abril, maio e junho de 2020 (meses que antecedem a finalização dos editais). São eles:

001/2019/PRPI/UFCA – Funcap;
004/2019/PRPI/UFCA – CNPp Pibic Ensino Médio;
004/2019/PRPI/UFCA – CNPq Pibic;
005/2019/PRPI/UFCA – chamada PIICT-UFCA – temática; e 006/2019/PRPI/UFCA – chamada PIICT-UFCA – apoio a iniciativas de empreendedorismo e inovação

Os coordenadores devem enviar os dados por formulário eletrônico (link para uma nova página) até o dia 6 de abril de 2020.  A exigência é apenas para os projetos que não consigam, no atual contexto, cumprir as atividades previstas no cronograma.

As etapas previstas no edital 001/2020/PRPI/UFCA – Chamada PIICT CNPq Funcap-UFCA não foram comprometidas, com exceção da etapa de inscrição de propostas, que fica prorrogada para o dia 6 de abril de 2020, conforme Aditivo I ao edital (link para uma nova página).

Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) comunica que as ações vigentes poderão continuar suas atividades, desde que esteja garantida a segurança sanitária dos participantes.

As ações aprovadas nos editais 06/2019/Proex (Seleção de Projetos e Concessão de Bolsas de Extensão para a modalidade de Ampla Concorrência) e 07/2019/Proex (Seleção de Projetos e Concessão de Bolsas de Extensão para a Modalidade Programa Protagonismo Estudantil) poderão ser iniciadas mediante novo planejamento, de abril a junho de 2020, também sob a garantia, por parte dos respectivos coordenadores, de que os envolvidos nas atividades estejam seguros.

A fim de adequar esses editais ao contexto de enfrentamento ao Covid-19, foram realizadas alterações nos cronogramas dos seguintes editais:

A Proex/UFCA solicita aos coordenadores e proponentes de Extensão a confirmação de continuidade e a execução dos seus respectivos projetos ou programas.

Caso a ação não possa ser executada, o coordenador poderá solicitar o seu cancelamento. O prazo para o envio do replanejamento ou para o pedido de encerramento da ação começa nesta terça-feira, 31 de março, e vai até o dia 5 de abril de 2020, pela plataforma Forms (link para uma nova página). As bolsas concedidas às ações que optarem pelo cancelamento, serão remanejadas para ações aprovadas sem concessão de recursos.

Todos os documentos podem ser encontrados na página da Proex/UFCA (link para uma nova página):

•  Novo Planejamento e Plano de Trabalho
•  Declaração de Cancelamento de Ação de Extensão

Para outras orientações, acesse abaixo os documentos normativos:

PROEX/UFCA - Ofício Circular N° 01 2020 - 31.03.2020

Baixar documento

Ultima atualização: 2020-03-31 11:09:50

PROEX/UFCA - Ofício Circular Nº 02 2020 - 31.03.2020

Baixar documento

Ultima atualização: 2020-03-31 11:08:17

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação
prograd@ufca.edu.br

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
atendimento.prpi@ufca.edu.br

Pró-Reitoria de Extensão
acoes.proex@ufca.edu.br