Docentes da UFCA participam de edição especial da revista de Filosofia Trans/Form/Ação, periódico da Unesp com avaliação A1 no Qualis/Capes

Publicado em 21/07/2023. Atualizado em 21/07/2023 às 15h59

Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Os professores do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Maxwell Morais de Lima Filho e José Gladstone Almeida Júnior participaram da edição especial, lançada em julho de 2023, do periódico Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp – vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Escrito pelo professor Maxwell Morais, o artigo “Comentário a ‘Hábitos e racionalidade: um estudo filosófico-interdisciplinar sobre autonomia na era dos Big Data’: buscando o equilíbrio no fio da navalha digital” tece uma discussão sobre o texto escrito pelas/os autoras/es Maria Eunice Gonzalez, Mariana Broens, Guiou Kobayashi e José Artur Quilici-Gonzalez, publicado na mesma edição.

O professor da UFCA discute questões relacionadas ao modelo de comunicação que é centrado no significado e ao modelo usado para estimar a influência da mídia na formação da opinião pública. O comentário de Maxwell também perpassa por ferramentas bastante usuais no dia a dia de uma sociedade tida como tecnológica. Serviços de streaming e aplicativos de mensagens instantâneas são alguns dos exemplos.

No caso do professor Gladstone Almeida, sua contribuição para a revista Trans/Form/Ação está registrada no texto “Comentário a ‘Leis de ponte na filosofia da mente e nas ciências físicas’”. Na discussão, o professor da UFCA comenta o artigo de Osvaldo Pessoa Junior, também publicado na mesma edição.

Gladstone Almeida desenvolve em seu comentário reflexões a respeito do reducionismo, tema que ocupa lugar de destaque dentro da Filosofia da Mente por se tratar de uma estratégia construída a partir de diferentes concepções filosóficas.

Nesse sentido, torna-se pertinente, segundo o professor, a discussão levantada por Osvaldo no artigo ao qual faz referência. Para Gladstone, ao traçar um paralelo com casos observados na Física, o autor do texto lança argumentos em favor de uma abordagem que busca conciliar o caráter essencialmente subjetivo da mente com uma explicação reducionista.

Os trabalhos publicados pelos professores da UFCA fazem parte do Volume 46 da edição especial do periódico, que tem como temática central a “Filosofia Autoral Brasileira”. Maxwell Morais e Gladstone Almeida também foram pareceristas dos trabalhos que eles comentaram e fizeram sugestões para os/as autores/as desses artigos.

Trans/Form/Ação

A Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia foi publicada pela primeira vez em 1974. À época, a edição foi lançada pela extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que, posteriormente, passou a fazer parte da Unesp – atualmente no campus Marília. A partir de 2016, a periodicidade da publicação passou a ser trimestral.

No Qualis Periódicos, sistema mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que avalia veículos de disseminação da produção científica do Brasil, a Trans/Form/Ação está classificada como A1 – sendo a mais alta dentre as oito classificações possíveis.

A edição especial da revista Trans/Form/Ação, lançada este ano, é de responsabilidade editorial do docente do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp, Marcos de Antônio Alves. Para essa edição, cerca de 30 autores foram convidados a enviarem seus textos.

De acordo com Marcos Antônio, durante apresentação da edição especial, a escolha dos autores foi realizada com base na intenção de construir uma publicação bem distribuída em relação ao gênero e à proveniência geográfica dos docentes convidados.

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA)
Curso de Filosofia
filosofia.iisca@ufca.edu.br