Discente da UFCA vence prêmio nacional com pauta sobre impacto da extração de urânio para comunidades de Santa Quitéria-CE

Publicado em 11/11/2022. Atualizado em 18/11/2022 às 09h29

Bruna na cerimônia de entrega do prêmio em São Paulo, em outubro de 2022. Foto: Alice Vergueiro/Prêmio Jovem Jornalista

A estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bruna Santos, do oitavo semestre, foi uma das vencedoras da 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. A premiação nacional, promovida anualmente pelo Instituto Vladimir Herzog, tem como objetivo mobilizar estudantes de jornalismo de todo o Brasil para a produção de pautas focadas nos Direitos Humanos. 

No caso de Bruna, a pauta vencedora tem como título “A terra grita por vida”. A proposta abordou o impacto da extração de urânio no município de Santa Quitéria (noroeste do Ceará) nas terras de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e de assentamentos. A intenção da estudante foi compreender como a população que habita próximo ao local, mesmo após reivindicações contra a exploração do minério, tem se preparado para o avanço desse projeto.

Outro ponto abordado, conforme Bruna, foram as consequências práticas dessa exploração no local, buscando responder como isso afeta a renda, a moradia, a alimentação e a própria preservação do espaço das famílias. A matéria pretende ainda suscitar o debate acerca da crescente exploração ilegal de minérios em terras demarcadas no Ceará. A discente contou com a orientação do professor do curso de Jornalismo da UFCA Luis Celestino de França Junior. 

“Especialistas apontam que a extração de urânio pode impactar diretamente tanto na vida das pessoas que moram lá perto como no território em si. Infelizmente não vi muita coisa abordando o lado dessas pessoas, da população local sobre o assunto. Foi a partir disso que surgiu a ideia de tentar emplacar a pauta”, ressaltou a estudante. 

Produção da reportagem

Além da pauta de Bruna, outras três propostas foram vencedoras no prêmio Jovem Jornalista. As/os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver a pauta e transformá-la em uma reportagem. Bruna concluiu os trabalhos no mês de outubro de 2022. A reportagem completa está publicada no site de radiojornalismo da UFCA (link para uma nova página). O Instituto Vladimir Herzog disponibilizou R$ 1.500 para os custos de realização dos trabalhos.

As outras pautas vencedoras foram propostas por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para Bruna, que está no último ano da faculdade e decidiu fazer jornalismo para contar histórias que podem mudar o cenário onde vive, o prêmio foi uma oportunidade de se arriscar um pouco mais em novas experiências e desafios. “Acredito que o jornalismo tem um grande potencial mobilizador e de denúncia frente às dificuldades que a população vive”, destacou. 

Prêmio Jovem Jornalista

Realizado desde 2009, a proposta do prêmio é oferecer às/aos jovens estudantes a vivência de um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde a definição da pauta até o gerenciamento, a produção e a realização final de uma reportagem, valorizando o trabalho em equipe, a avaliação conjunta do processo e a publicação do material final. 

A iniciativa já mobilizou cerca de 2.500 estudantes de graduação em Jornalismo, oriundos de 188 escolas de Comunicação de 21 unidades federativas do Brasil, e 660 professores-orientadores. Ao todo, já viabilizou 58 reportagens de grande envergadura investigativa produzidas por 137 estudantes de 31 diferentes escolas.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo emissoras de rádio, de televisão e jornais de circulação nacional.

Com informações do site do 14º Prêmio Jovem Jornalista

Serviço

Curso de Jornalismo da UFCA
sitejornalismo.iisca@ufca.edu.br