Cursinhos preparatórios para o Enem na UFCA seguem atividades em meio a desafios

Publicado em 25/05/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h03

Foto: Divulgação Dcom/UFCA

A interrupção do calendário letivo nas escolas e nas universidades por causa da pandemia do coronavírus suspendeu também o início das aulas dos dois cursinhos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) organizados por estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA): o Edificar, sediado no campus Juazeiro do Norte, e o Logus, no campus Barbalha.

O cursinho Edificar (link para uma nova página) – um projeto de Extensão da UFCA – já havia selecionado os estudantes que frequentariam as aulas este ano e estava finalizando a seleção de professores quando a pandemia foi anunciada e o isolamento social, orientado. Com isso, os integrantes do projeto fizeram uma pesquisa para saber o nível de acesso dos alunos à internet e descobriram que, dos 42 alunos selecionados, 14 não têm acesso a computador, o que inviabilizou realizar o cursinho por plataforma virtual para não prejudicar os estudantes.

Lucas Cléver, estudante de Engenharia de Materiais da UFCA e integrante do Edificar, conta que, embora o conteúdo do cursinho não esteja sendo transmitido na íntegra por plataformas digitais, o projeto está produzindo vídeos curtos para o Instagram (@edifiqueacoes) com dicas para os estudantes. Lucas conta ainda que, através de uma parceria com o Descomplica, um site com conteúdo virtual preparativo para o Enem, o Edificar tem oferecido aos alunos acesso a conteúdo preparatório. Independente de quando seja a data do Enem, Lucas explica que todo o conteúdo será ministrado logo que for possível os encontros presenciais.

O Logus, que é um projeto de Extensão e de Cultura, também já havia selecionado 60 candidatos do Enem para participarem das aulas ministradas no campus Barbalha da UFCA, quando ocorreu a interrupção das aulas por causa da pandemia. Marcelo Monteiro, estudante de Medicina da UFCA e um dos coordenadores do Logus, conta que, com isso, eles deram início a lives sobre Redação pelo Instagram do projeto (@logusprevest). Aos poucos, foram acrescentando outras aulas ao longo das semanas e, atualmente, ministram três aulas diárias, de segunda a sexta-feira, pela plataforma Google Meet, com uma média de 45 alunos participantes. Além disso, eles estão recebendo redações dos estudantes para que os corretores corrijam.

Embora o cursinho Logus esteja realizando aulas on-line, Marcelo conta que a palavra que define este momento é “dificuldade”. Segundo ele, quase todos os estudantes têm celular individual tipo smartphone, pelos quais podem acessar o conteúdo das aulas; no entanto, nem metade tem computador em casa e 67% dos alunos alegaram algum tipo de dificuldade psicológica (estresse, ansiedade, depressão etc.) durante a pandemia. O ambiente de estudo da maioria dos alunos (82%) também não é ideal. Marcelo explica ainda que a maioria dos professores tem tido dificuldade de se adaptar a essa nova forma, além dos diversos problemas técnicos de internet que os alunos enfrentam diariamente. “O projeto está conseguindo se manter com dificuldades. Estamos nos esforçando para fazer o melhor que podemos dentro das nossas capacidades intelectuais e técnicas”, disse.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreria nos dias primeiro e 8 de novembro de 2020, foi adiado pelo Ministério da Educação (MEC), após pressão da sociedade civil para o adiamento, uma vez que boa parte dos candidatos têm dificuldades estruturais, emocionais e financeiras de se preparar para o exame neste momento de pandemia. Segundo o MEC, o exame ocorrerá entre 30 e 60 dias depois da data prevista. A pasta pretende realizar uma enquete com os participantes para escolher uma nova data. Além disso, o MEC também prorrogou a data de inscrições até 27 de maio.

Cursinho Edificar
@edifiqueacoes