Demanda antiga na UFCA, 175 novos projetores estão disponíveis para aulas nos campi da instituição. Investimento total chega a R$ 800 mil

Publicado em 10/04/2024. Atualizado em 10/04/2024 às 17h03

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

“O problema vem desde o campus Cariri”. Essa afirmação é recorrente entre os integrantes mais antigos da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ao comentarem sobre a oferta de projetores (data shows) na instituição, inferior à demanda.

Projetores são importantes para a qualidade da produção do conhecimento em instituições de Ensino, ao permitirem a visualização objetiva de imagens, slides, conteúdos audiovisuais e outros materiais relacionados aos temas abordados em sala de aula, enriquecendo a experiência de discentes e docentes na Universidade. 

Em 2024, finalmente, a UFCA concluiu a aquisição de novos 175 data shows. Deles, 144 foram fixados em diversos espaços dos cinco campi da UFCA – sejam salas de aula, laboratórios, auditórios ou salas administrativas. Assim, os equipamentos estão permanentemente nos espaços, abrigados nas chamadas “gaiolas”, que são estruturas de metal, fixadas no teto dos espaços, com todo o aparato necessário para conexão do projetor a computadores utilizados por facilitadores de conteúdo na Universidade – em aulas ou eventos como seminários e palestras.

Outros 31 projetores vão dar suporte às aulas de forma móvel, sem a fixação em gaiolas. 

Projetor instalado em sala de aula no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Conforme o diretor de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA), Taciano Pinheiro, para viabilizar o projeto, houve dois processos separados, que correram em sequência. Um deles foi referente à aquisição dos equipamentos e o outro, à aquisição e instalação das gaiolas. 

“[a licitação] do serviço de instalação [das gaiolas] é de 2020. O serviço em si foi concluído em 2021. Já a aquisição dos projetores é de 2023 e contou com recursos tanto da UFCA quanto de emendas parlamentares. Com os equipamentos já adquiridos, concluímos a instalação dos projetores nas gaiolas em fevereiro deste ano”, explica Taciano. Os projetores chegaram à UFCA no fim de 2023.

O investimento total para o projeto foi de aproximadamente R$ 800 mil, realizado de forma parcelada, com recursos próprios da instituição (primeira fase) e também oriundos de emenda parlamentar (segunda fase). A emenda em questão foi destinada à Universidade pelo deputado federal José Guimarães.

Docentes precisavam estar “sempre se locomovendo”

Antes da aquisição dos novos projetores, os poucos equipamentos disponíveis na UFCA, em sua maioria, ficavam nas coordenações dos cursos de graduação ou de pós-graduação, exigindo que os professores da Universidade fizessem deslocamentos constantes para coleta e devolução de projetores, bem como do aparato de acessórios, como cabos e extensões. Além disso, nem sempre as salas das coordenações eram próximas das salas de aula ou mesmo estavam abertas, o que exigia deslocamentos adicionais para a coleta e entrega de chaves.

“No início, os equipamentos não eram suficientes para todos os professores, sem falar que, quando mudava o computador, os cabos [necessários para a conexão] mudavam, porque mudavam as entradas dos equipamentos. Tudo isso era motivo de dificuldade. Sempre foi um sufoco”, relata a professora do curso de Design da UFCA, Adriana Botelho – docente na instituição desde 2010.

Conforme a professora, os projetores sempre foram muito necessários para as suas aulas, principalmente pelo fato de o curso de Design ser uma formação que utiliza imagem para análise de conteúdo: “E aí, quando, agora, entro na sala de aula e vejo o data show, já fixo, com toda a estrutura implantada, eu só chego com o cabo, que eu consigo facilmente fixar no sistema e no meu computador… Nossa, me ajudou demais! Ajudou no peso, pra eu não ficar transportando [o projetor] para um lado e para o outro. Por um tempo, eu tinha o meu data show privado, para evitar [o transporte do] peso, mas o meu não tinha a qualidade [de imagem] que tem esse”, compara.

No campus Barbalha, na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), a realidade não era diferente. Para o professor Iri Sandro Pampolha, da Famed/UFCA, a disponibilidade de novos data shows pela gestão da Universidade vai ao encontro de um grande anseio por parte dos docentes de diferentes campi da UFCA. 

“A utilização destes equipamentos como instrumentos tecnológicos com fins pedagógicos nas atividades em sala de aula é fundamental, permitindo a projeção de vídeos, gráficos e demais informações relevantes para a condução da aula. Eu mesmo senti muitas dificuldades em salas que não tinham data show ou em salas que tinham o equipamento, mas sem uma projeção adequada”, avalia Iri Sandro.

Conforme o professor, a dificuldade dos estudantes de acompanhar as aulas “era perceptível”: “Com projetores de qualidade, conseguimos suprir a necessidade de adequação ao desenvolvimento e promoção dos alunos, com diferentes motivações, interesses e capacidades”, afirma.

No campus Crato, a antecedência necessária para assegurar a reserva de um data show era de cerca de uma semana: “Mas era no máximo de 8 dias. A reserva não poderia ser com muitos dias de antecedência. Era bem complicado, os projetores não atendiam a todos”, explica a professora Allana Lima, que ensina disciplinas de Química em diferentes cursos da UFCA. As imagens são importantes, em suas aulas, para, por exemplo, exibir estruturas químicas em 3D.

Conforme a docente, já houve situações em que ela não pôde reservar equipamentos com a antecedência necessária e ficou sem ter como facilitar os conteúdos com imagens: “Fui de plano B: só com ‘gogó’. Em outras vezes, eu mostrava a imagem no meu computador e os alunos tinham que se aproximar da mesa pra ver”, recorda.

A docente comemora a aquisição dos novos equipamentos: “Agora, as salas possuem projetor. Ficou ótimo!”, disse.

Projetores no campus Brejo Santo

De acordo com o titular da DTI/UFCA, o teto das salas de aula no campus Brejo Santo foi construído com materiais específicos, com os quais a empresa contratada para a instalação das gaiolas para fixação de projetores não trabalha: “Por isso, as gaiolas não foram instaladas nas salas de aula do campus, naquele momento”, disse Taciano. 

Segundo o gestor, como o teto dos laboratórios não tinha a mesma questão das salas de aula, as gaiolas foram fixadas nos primeiros normalmente. Ainda de acordo com Taciano, o serviço de fixação do suporte, nos demais espaços do IFE/UFCA, será realizado com apoio da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA).

Conforme a diretora do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), professora Francineide Amorim, o campus Brejo Santo, que abriga o IFE/UFCA, deve receber, no total, 15 projetores: “Nós recebemos quatro projetores, que ficariam nos laboratórios [onde as gaiolas foram fixadas]. Porém, a utilização de data show nos laboratórios tem frequência bem menor. Assim, a gente optou por não fixar [os projetores] nas gaiolas, até que todas as gaiolas das salas de aula sejam implantadas”, relata. Com isso, no IFE/UFCA, a utilização de projetores segue viabilizada pelo sistema de empréstimo.

Já no campus Icó, reativado em maio de 2022, não foram instaladas gaiolas, pelo fato de o serviço de instalação ter sido concluído em 2021: “Na época, o campus não havia sido reativado ainda. Icó recebeu projetores; porém, lá, eles não ficarão fixos no espaço principal”, explica Taciano.

Serviço

Diretoria de Tecnologia da Informação
dti@ufca.edu.br