Cursos de Administração, Administração Pública e Jornalismo recebem nota 4 no Enade

Publicado em 04/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h36

Foto: Fernanda Simplício/DCOM

Os cursos de Administração, Administração Pública e Jornalismo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), receberam nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. As notas foram divulgadas nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

O exame avalia o rendimento dos estudantes de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A nota do Enade varia em uma escala de 1 a 5.

O professor Ives Romero, escolhido esta semana pelo colegiado como o novo coordenador do curso de Administração, e que também foi aluno da primeira turma (2006.2), na época em que ainda pertencia ao campus Cariri, da Universidade Federal do Ceará (UFC), atribui a nota à formação que os estudantes têm recebido, à capacidade da equipe de docentes e também ao esforço da universidade em melhorar a infraestrutura do curso nos últimos anos.

Romero percebe um crescimento no curso, ao longo do tempo, principalmente no que diz respeito à aproximação com todo o restante da rede de ensino federal superior do país. “O curso tem tido uma cara muito mais parecida com o restante dos cursos em Administração no país. (…) Não é porque a gente está no interior do Ceará que existe qualquer tipo de barreira ao nosso bom desempenho. (…) Na verdade, há todo um esforço institucional para que o nosso curso seja um curso de excelência. E a nota do Enade mostra isso para mim. A gente vem caminhando rumo à excelência”, frisou.

Para o coordenador de Administração Pública, professor Eduardo Vivian, a manutenção da nota 4 no referido curso é um indicativo de que os docentes têm conseguido dar consistência ao processo de formação dos estudantes. “A gente vem trabalhando para manter essa qualidade. É um curso relativamente novo, começamos as aulas efetivamente em 2012. E a gente percebe que já temos amadurecido. (…) A gente recebe a notícia como uma boa surpresa”, ressaltou.

Evolução

O curso de Jornalismo, que estava com nota 3 no último Enade, subiu para conceito 4 na avaliação de 2018. Para o coordenador de Jornalismo, professor Diógenes Luna, essa evolução ocorreu, por conta da solidez da formação teórica dos estudantes, de mudanças no Projeto Político Pedagógico do curso em 2016, da ampliação da infraestrutura disponibilizada pela universidade e do empenho da equipe de professores.

“Os conhecimentos oferecidos pelo curso foram suficientes para que eles pudessem realizar uma prova. Houve uma preparação de quatro anos, de uma graduação inteira. A gente percebe que temos uma base de formação boa, um dos reflexos dessa formação foi essa prova do Enade”, destacou o professor.

Enade

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova é obrigatória para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Este ano a prova do Enade será realizada no dia 24 de novembro para os estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Medicina. Mais informações sobre o Enade 2019 podem ser obtidas no edital nº43.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9263