Curso de Jornalismo da UFCA abre inscrições para aula aberta com jornalista Francisco José

Publicado em 04/05/2023. Atualizado em 04/05/2023 às 10h08

Foto: Marcus Leoni/Divulgação

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio), realizará uma aula aberta sobre os desafios da profissão, com o jornalista cratense Francisco José. 

O evento, gratuito e presencial, ocorrerá no dia 11 de maio, às 19h, no auditório do campus Juazeiro do Norte. Na ocasião também haverá o lançamento da sétima edição da Semana de Jornalismo do Cariri.

Para participar da aula aberta com Chico José, que ganhou destaque nacional com as reportagens especiais para o programa Globo Repórter, não é necessário ser parte da comunidade acadêmica da UFCA. 

Qualquer pessoa interessada no tema pode preencher o formulário de inscrição até o próximo dia 10 para participar. O evento dá direito a certificado de participação de 4h, emitido pela instituição.

Na aula, além da explanação de Chico José, os participantes poderão compreender como ocorre, na prática, uma coletiva de imprensa.

A entrevista coletiva será conduzida pelos estudantes que atualmente compõem a equipe da Agência Cariri, formada por estudantes do Laboratório de Assessoria de Imprensa, sob a supervisão do professor do curso de Jornalismo da UFCA, Edwin Carvalho. Os jornalistas profissionais e o público em geral também poderão fazer perguntas ao convidado.

Francisco José 

Primeiro jornalista nordestino a apresentar o Jornal Nacional, Chico José trabalhou durante 46 anos na TV Globo, atuando por mais de três décadas como repórter especial no Globo Repórter. Fez cobertura de quatro Copas do Mundo, duas Olimpíadas e foi enviado especial da Guerra das Malvinas. 

O jornalista conta no seu currículo, além de diversas reportagens, com uma indicação ao Emmy, o mais importante prêmio da televisão mundial.

Projeto Aulas Abertas

O evento faz parte do projeto Aulas Abertas, criado em 2021, pela Agência Cariri. Prevê a realização de cursos, oficinas e consultorias gratuitas na área da Comunicação, acessíveis à comunidade da região. 

As duas primeiras aulas abertas ocorreram em formato virtual, em abril de 2021, com a jornalista Manuela d’Ávila, e com Chico José, em dezembro do mesmo ano, que agora participará presencialmente da terceira edição do projeto.

Em cada aula aberta, o público tem a possibilidade de assistir a uma apresentação de profissional reconhecido na área do Jornalismo e acompanhar uma atividade do curso oferecido pela UFCA. 

Lançamento da Semana de Jornalismo 

A programação alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, data instituída pela Organização das Nações Unidas, incluirá, além da aula, o lançamento da sétima edição da Semana de Jornalismo do Cariri, que ocorrerá entre os dias 2 e 6 de outubro. Na oportunidade, o tema do evento também será divulgado. 

Haverá ainda o lançamento da nona edição da Revista Caracteres, produzida pelos estudantes do Laboratório de Jornalismo Impresso do curso de Jornalismo da UFCA.

Serviço

Agência Cariri (Agência de notícias do curso de Jornalismo da UFCA)
agenciacariri.iisca@ufca.edu.br