Curso de Filosofia da UFCA lança segunda edição do periódico “Araripe Revista de Filosofia”

Publicado em 31/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h06

A segunda edição da Araripe Revista de Filosofia, organizada por docentes do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi lançada neste mês de agosto, no portal de periódicos da UFCA (link para uma nova página). Neste segundo volume, há diversos textos nas áreas de Filosofia Medieval e Filosofia Contemporânea.

No prefácio desta edição, o professor de Filosofia da UFCA e diretor do periódico, Nilo Silva, destaca a necessidade de reflexão sobre a existência, apesar de não ser possível chegar a conclusões: “Alguns textos produzidos refletem as circunstâncias do mundo atual vivido a cada instante que, por sua vez, levam-nos a estimular o pensamento na elaboração de questões fundamentais sobre a existência, embora sem pretensão de respostas imediatas. A filosofia é uma atividade necessária para a manutenção da condição humana, porém o ofício filosófico é desafiador, sobretudo quando se propõe a pensar diante do ativismo da vida moderna”, disse.

Nilo ressalta que, embora os trabalhos estejam publicados em língua portuguesa, há autores de diversas nacionalidades: “Temos autores italianos, portugueses e brasileiros, os quais atuam em diferentes universidades e nos mais diversos contextos, nos oferecendo uma grande contribuição para a nossa revista”, complementou.

Chamadas e submissões

A Araripe Revista de Filosofia é eletrônica e tem periodicidade semestral aceitando textos, a qualquer momento, em fluxo contínuo. Os interessados em submeter seus textos devem acessar o site da revista (link para uma nova página) e realizar o cadastro para submissão. Os trabalhos devem estar em conformidade com os itens listados no ato da submissão.

Curso de Filosofia
filosofia.iisca@ufca.edu.br