Curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA completa 10 anos

Publicado em 13/10/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h29

Intervenção urbana realizada por estudantes do curso de Administração Pública e Gestão Social (Foto: Arquivo LaCITE)

O dia 30 de setembro de 2020 marcou os 10 anos de criação do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Criado quando a UFCA ainda era campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso surgiu como Bacharelado em Administração Pública com ênfase em Gestão Pública e Social, com uma identidade já bem definida, trazendo, na sua gênese, a vocação e o compromisso com a gestão pública e social e o desenvolvimento territorial.

Ao longo do tempo, o curso foi passando por algumas mudanças para se adequar às Diretrizes Curriculares Nacionais próprias do campo de Administração Pública, que foram aprovadas e entraram em vigor em 2014. Diante disso, o projeto pedagógico, a matriz curricular e a denominação do curso foram revisadas e, em 2017, o curso passou à denominação de Bacharelado em Administração Pública e Gestão Social, com uma matriz curricular pensada a partir de dois grandes eixos temáticos: 1) Democracia e Sociedade e 2) Estado e Governança Pública.

Com sua primeira turma tendo início no segundo semestre de 2011, nesses dez anos, o curso já formou dezenas de pessoas e se consolidou através da atuação desses profissionais, que atuam nas mais diversas áreas, como no Estado, em Organizações da Sociedade Civil, na Academia e na esfera Política. De acordo com o professor Raniere Moreira, atual coordenador do curso, a avaliação do Ministério da Educação (MEC) apontou o curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA como um dos melhores cursos do país entre os cursos do denominado Campo de Públicas. Segundo ele, isso “é resultado do esforço coletivo empreendido por docentes, técnicos e estudantes, e que constitui uma das características marcantes desse grupo”. Para Raniere, esse reconhecimento evidencia a força e a potência do curso para o campo de formação que integra e para o território no qual está inserido.

Completados 10 anos de atuação, o curso de Administração Pública e Gestão está diante de grandes desafios na área, uma vez que o contexto global de pandemia, a crise multidimensional na qual a sociedade se encontra e o cenário político de constante ameaça à democracia e ao estado de direito impõem uma importante tarefa: “fortalecer a luta na defesa inafiançável da vida e dos valores democráticos, republicanos e solidários que nos orientam”, explica Raniere.

Atividades comemorativas

Para celebrar os dez anos de existência, uma série de atividades foram planejadas. No último 2 de outubro, foi realizada uma Aula Magna comemorativa, com a conferência do professor Fernando Coelho (EACH-USP), com o tema “Gestão e Políticas Públicas no Contexto Contemporâneo”. Na ocasião, foi prestada homenagem do colegiado ao professor da UFCA, Augusto Tavares, falecido no último mês de julho.

O colegiado do curso também criou a Comenda Prof. Dr. Augusto de Oliveira Tavares, a ser entregue anualmente a alguém com relevante contribuição ao fortalecimento do curso e do campo da Gestão Pública e Social. O primeiro a receber a comenda, durante a aula magna, foi o professor Jeová Torres Silva Jr, escolhido por unanimidade entre os membros do colegiado do curso pelo seu papel fundamental na propositura e criação do curso e pela relevante atuação no campo da Gestão Pública e Social.

Além disso, estão sendo realizados eventos organizados pelos Núcleos de Conhecimento do Curso e que levarão a marca dos 10 anos. Nos dias 7 e 8 de outubro, foi realizado, em formato virtual, o segundo Simpósio de Gestão de Cidades – Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão da Cidade, organizado pelo LaCITE.

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 19h, ocorre o primeiro Simpósio de Políticas Urbanas, Sociais e Ambientais do Cariri (SIMURBS), organizado pelo LAURBS com o tema: “Políticas Públicas no contexto atual: Educação, Saúde, Mobilidade e Migração” (link para uma nova página)

No dia 21 de outubro, às 14h, o segundo Seminário Virtual em Gestão Governança e Inovação Pública, organizado a partir da parceria entre a UFCA (Brasil), o GIGAPP (Espanha) e o ICHEM (Chile), abordam os casos e os contextos de governança metropolitana na Espanha, México, Brasil e Portugal (link para uma nova página).

Em novembro, o vigésimo nono Seminário de Gestão Social: Caminhos e Descaminhos da Democracia Brasileira, organizado pelo LIEGS, será realizado no dia 13 de novembro, às 18h30, com a conferência da professora Rosinha Carrion (UFRGS). Inscrições disponíveis em breve (link para uma nova página)

Concurso para identidade visual do curso

A coordenação do curso também lançou edital do Concurso de Criação do Logotipo/Identidade Visual para o curso. As propostas serão recebidas até dia 6 de novembro de 2020 e todos os detalhes podem ser conferidos no edital (link para uma nova página).

Sobre o curso

O curso de Administração e Gestão Social oferta semestralmente 50 vagas e o curso é noturno. Confira a página do curso, a grade curricular e os professores na página do curso no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Curso de Administração Pública e Gestão Social
admpublica.ccsa@ufca.edu.br