Cursinhos preparatórios oferecidos pela UFCA conquistam 33 aprovações em IES, em 2021

Publicado em 30/11/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h19

Estudantes participam de atividades do cursinho Logus Pré-Vestibular Foto: Dcom/UFCA

A UFCA oferece, já há alguns anos, dois cursinhos preparatórios para exames de admissão em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas: o Edificar e o Logus. Ambas as iniciativas são ações de Extensão voltadas para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, para que eles possam se preparar para processos seletivos de IES, sem precisarem arcar com o pagamento de mensalidades.

Este ano, 19 estudantes beneficiados com as atividades do Logus alcançaram aprovações em IES, sendo 16 em instituições públicas e três, em instituições privadas (nessas IES, os candidatos aprovados obtiveram bolsa para cursarem suas graduações). No Edificar, foram 14 aprovações: quatro em IES públicas e 10, em IES privadas.

Edificar

O cursinho Edificar (link para uma nova página), criado no campus Juazeiro do Norte e coordenado atualmente pela professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Celme Torres, surgiu do interesse de estudantes de graduação da Universidade em oportunizar a jovens em vulnerabilidade socioeconômica uma preparação de qualidade para processos seletivos em IES, com o objetivo de que esses jovens tivessem mais chances de conquistar vagas em cursos superiores.

Desde sua criação, em 2016, a iniciativa já beneficiou mais de 500 estudantes. Só em 2021, foram 150. Celme Torres diz que um projeto desta natureza tem sua importância na “democratização do Ensino Superior e na sua ressignificação, no  sentido de ampliarem  as  possibilidades  de  acesso ao Ensino Superior de grupos historicamente excluídos de seus bancos”.

Entre as aprovações deste ano, professora Celme destaca a de uma estudante do Edificar, para o curso de Medicina oferecido pela Universidade Regional do Cariri (Urca). A formação médica passou a ser oferecida pela Urca neste ano de 2021.

Logus

Já o Logus (link para uma nova página), que também é uma ação de Extensão da UFCA, nasceu no  campus Barbalha, coordenado atualmente pela professora da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), Elizabeth Nobre. O cursinho já beneficiou mais de 300 pessoas em seus quatro anos de existência e, em 2021, 55 estudantes carentes foram atendidos.

Para a bolsista Pamela Assis, do Logus, projetos como este são “de extrema importância, pois, ao abrir portas para que esses alunos acessem o Ensino Superior, eles [beneficiados] têm uma oportunidade real de mudarem suas vidas e a de suas famílias”.

Aulas

Antes da pandemia, as aulas presenciais do Edificar e do Logus eram realizadas nos campi Juazeiro do Norte e Barbalha – respectivos locais de origem dos projetos. Com a necessidade de distanciamento para redução dos riscos do covid-19, as atividades passaram a ocorrer de forma remota, por meio de plataformas digitais. Neste ano de 2021, as aulas ocorreram no turno da noite, de segunda a sexta-feira.

O conteúdo das aulas é selecionado a partir da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota permite inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU se tornou a grande porta de entrada para as IES públicas. Entre as privadas, muitas utilizam também notas obtidas pelo/a candidato/a no Enem.

Imagem de alunos na sala co Cursinho Edifique
Cursinho Edificar. Foto: Dcom/UFCA

Tanto no Logus quanto no Edificar, as aulas são ministradas por voluntários, entre estudantes da Famed/UFCA e de outras instituições de Ensino Superior no Cariri, como a Urca. Os professores da ação são voluntários, que passam por seleção anual. No caso do Logus, uma bolsista é responsável pelo apoio operacional, o que envolve desde a coordenação dos estudantes beneficiados até o auxílio técnico para melhoria das aulas.

No Edificar, também é organizado um processo seletivo para definir quem serão os professores daquele ano. Podem se candidatar às vagas estudantes de Ensino Superior, de qualquer área. No Edificar, a ação conta com o apoio operacional de sete bolsistas da UFCA: cinco do curso de Engenharia Civil e dois, do curso de Engenharia de Materiais.

Processo Seletivo

O ingresso de estudantes nos cursinhos Edificar e Logus ocorre por meio de processos seletivos realizados por ambos os projetos, com regras definidas em editais lançados anualmente, nos dois casos.

No formato presencial, o Edificar realizava uma prova de seleção e solicitava documentos que comprovassem que o/a candidato/a cursou todo o Ensino Médio (ou pelo menos o Terceiro Ano) na rede pública de Ensino. No formato remoto, a prova foi substituída por uma carta de motivação e foi mantida a exigência de comprovar o cumprimento do Ensino Médio ou do Terceiro Ano em escolas públicas.

Já no processo seletivo do Logus, os/as interessados/as devem apresentar documentação especificada em edital e passar por entrevista, na qual são avaliadas as condições de vulnerabilidade socioeconômica e também o interesse do/a candidato/a em fazer parte do cursinho.

Cursinho Edificar
@edifiqueacoes