Convênio da FAMED facilita acesso ao conhecimento e instrumentos básicos de saúde para estudantes, profissionais e pesquisadores da região do Cariri

Publicado em 18/04/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h14

O Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução (PALTEX) é um programa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo convênio com a Faculdade de Medicina (FAMED), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), facilita o acesso a livros e instrumentos básicos de saúde, como estetoscópios e tensiômetros, para estudantes, professores e profissionais da área de saúde na região do Cariri.

Sem fins lucrativos, o objetivo do PALTEX é fornecer apoio à formação de qualidade na área de Ciências da Saúde, através da ofertade livros e instrumentos básicos de saúde em centros de distribuição localizados em áreas de fácil acesso aos profissionais e futuros profissionais. Esses materiais são repassados com preço reduzido aos estudantes, docentes e profissionais, estimulando, assim, a obtenção de materiais bibliográficos e instrumentos necessários à formação universitária e aperfeiçoamento profissional.

Na UFCA, o convênio é de responsabilidade administrativa da FAMED, e o docente responsável pelo programa é o diretor da FAMED, professor Claudio Gleidiston. Em atividade na UFCA desde 2013, o PALTEX funciona em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFCA (SIBI), no Centro de Distribuição da Biblioteca da FAMED, no campus Barbalha da UFCA.

Sobre o PALTEX

Em 2017, o PALTEX completou 50 anos de atuação no Brasil, fazendo parte da história das inovações ocorridas no ensino brasileiro das Ciências da Saúde desde 1968. Atualmente atua em aproximadamente 40 universidades. O material disponível abrange as áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Biologia, dentre outras.

Biblioteca Campus Barbalhada UFCA

Rua Divino Salvador 284, Bairro Rosário – Barbalha – Ceará

Whatsapp PALTEX: (21) 985 516 406

Site: http://www.paho.org/panaftosa/index.php?option=com_content&view=article&id=91:acerca-del-paltex&Itemid=243