Congresso aborda a mulher em situações de vulnerabilidade social

Publicado em 07/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h26

Divulgação Consmuc

Violência sexual, saúde da mulher em cárcere e gestação de usuárias de drogas são temas de destaque do 4º Congresso Saúde da Mulher do Cariri (Consmuc). Organizado pelo Programa de Extensão Atenção à Gestante (ProGest), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o evento será realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

Com inscrições abertas até a data de início, o encontro será realizado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Podem participar estudantes e profissionais das áreas de saúde e humanas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados, sociólogos e psicólogos.

“Estudantes e profissionais terão oportunidade de enriquecer e atualizar seus conhecimentos acerca de temas significantes e contemporâneos, com palestras e mesas redondas não só da área da saúde, mas somando os saberes jurídicos, sociais e psicológicos”, explica a professora Patrícia Brayner, coordenadora do ProGest. Além disso, o congresso também instiga os participantes a desenvolver pesquisas na área de saúde da mulher.

Na manhã do dia 31 de agosto, às 8h30, a primeira mesa redonda inicia as discussões sobre violência sexual, com o tema Abuso Sexual e os Impactos Biopsicossociais na Saúde da Mulher. Em seguida, a primeira palestra do encontro discutirá a assistência à saúde da mulher vítima de violência sexual.

No mesmo dia à tarde, a segunda mesa redonda abordará os desafios na promoção da saúde da mulher em cárcere. Logo depois, a violência obstétrica será tema, com a terceira mesa do encontro: Violência Obstétrica: da Legitimidade do Termo aos Impactos na Saúde da Mulher.

Discussões sobre a saúde dos filhos de mulheres usuárias de drogas entram em debate no domingo e último dia de evento, com as palestras Má Formação Fetal nos Filhos de Usuárias de Drogas e Assistência ao Recém-nascido Filho de Usuárias.

Consmuc

Com o tema “Desafios e caminhos na atenção à saúde da mulher em situação de vulnerabilidade social”, o 4º Consmuc tem como objetivo promover discussões sobre a situação da saúde da mulher na sociedade atual. A intenção é produzir e disseminar conhecimentos, por meio da educação integrada, contribuindo para a melhoria da saúde das mulheres em situação de vulnerabilidade social e das ações de políticas públicas.

Além das palestras, estudantes e pesquisadores apresentarão trabalhos durante a programação. Os textos serão publicados nos anais da UFCA e o melhor trabalho, na revista Id Online.

O 1º Congresso de Saúde da Mulher do Cariri (Consmuc), realizado em 2016, trouxe o parto humanizado como tema central para o debate. O 2º Consmuc, a gravidez na adolescência; e o 3º, a maternidade no século XXI.

ProGest

A realização do Consmuc tem relação direta com o começo do Programa de Extensão Atenção à Gestante (ProGest), em 2016. Iniciado com um grupo de estudantes mulheres que havia acabado de concluir o módulo materno-infantil, o projeto se destina a estruturar ações para informar as gestantes da região do Cariri sobre seus direitos e os cuidados necessários durante a gestação, parto e pós-parto. De acordo com Patrícia Brayner, após a estruturação do projeto, as estudantes lançaram a proposta de um congresso que envolvesse alunos, professores e profissionais das diversas áreas, promovendo debates e reflexões sobre a saúde da mulher no Cariri.

Mesmo achando a ideia ousada no começo, já que o programa de extensão ainda estava no início, a professora concordou com a proposta. “É um desafio para nossa equipe, uma grande responsabilidade, mas acima de tudo é uma alegria poder semear boas reflexões, posturas, condutas para no futuro próximo ter a oportunidade de assistir profissionais mais conscientes e humanos atuando em uma sociedade tão desprovida de ações humanitárias”, destaca Patrícia Brayner.

Para mais informações acesse a programação no site do evento

4º Congresso Saúde da Mulher do Cariri (Consmuc)
Quando: De 30 de agosto a 1º de setembro
Onde: Memorial Padre Cícero (Juazeiro do Norte)