Confira o resultado dos cursos da UFCA avaliados no Enade 2019

Publicado em 21/10/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h29

Os cursos de Medicina e de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) atingiram nota 4, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. Os cursos de Agronomia e Engenharia de Materiais, que também foram avaliados em 2019, ficaram com nota 3. As notas foram divulgadas esta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

O Enade é o exame nacional que avalia o rendimento dos estudantes, ingressantes e concluintes dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), utilizando uma prova com os conteúdos que estão programados dentro da grade curricular dos cursos avaliados. A nota do Enade varia de 1 a 5.

Em relatório divulgado pelo MEC em que é feita a comparação entre os cursos do município e a média geral do país, o Curso de Medicina e de Engenharia Civil da UFCA estão à frente da média geral em estudantes concluintes, formação geral e componente de conhecimento específico. O que mostra que os cursos da UFCA bem como seus professores estão preparados para formar profissionais capazes tanto para o mercado de trabalho quanto para a carreira acadêmica.

O Pró-Reitor de Graduação da UFCA, Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo, atribui o bom desempenho da UFCA no Enade aos esforços de toda a Universidade. Segundo ele, os resultados evidenciam “o compromisso dos professores, técnicos e alunos que sempre primam pela qualidade no ensino desde o início dos cursos”. Rodolfo destaca ainda que os cursos da UFCA têm evoluído nas avaliações do Enade ao longo dos anos. Ele acredita que, além do empenho da comunidade acadêmica, o investimento na infraestrutura dos cursos, com equipamentos e laboratórios, contribui para a excelência na formação dos estudantes.

Enade

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova é obrigatória para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

A prova do Enade de 2020 foi adiada, devido à pandemia da Covid-19, o Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela realização do Exame, decidiu realizar as provas em 2021, ainda com datas a serem confirmadas.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte
prograd@ufca.edu.br