Comunidade acadêmica da UFCA pode acessar gratuitamente bancos de dados de pesquisas pelo Portal de Periódicos Capes

Publicado em 08/07/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h04

Foto: Fernanda Simplício/Dcom. Imagem produzida antes da pandemia da covid-19

Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados da Universidade Federal do Cariri (UFCA) podem ter acesso gratuito a diversas pesquisas científicas, por meio do Portal de Periódicos (Link para uma nova página) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta quinta-feira, 8 de julho de 2021, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, saiba mais sobre o funcionamento dessa ferramenta que contribui para o fortalecimento da pesquisa no Brasil. 

A plataforma on-line contém textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, entre outros tipos de materiais, de todas as áreas do conhecimento. Como permite acesso gratuito a muitos desses conteúdos que seriam pagos, a ferramenta, além de reunir o material, é também uma possibilidade acessível de democratização do acesso à informação científica.

Para explorar o conteúdo do Portal de Periódicos de qualquer lugar, é necessário apenas que o usuário tenha as credenciais do SIG/UFCA. Na página do Acesso Remoto CAFe (Link para uma nova página), basta buscar o nome da universidade (UFCA) e clicar no botão Enviar. Em seguida, aparecerá a página para inserir o IdUFCA (Link para uma nova página). Nesse caso, é o mesmo login e a senha usados no SIG. Ao realizar o login, o usuário será encaminhado para o Portal de Periódicos e pode iniciar as buscas por assunto, por periódico, por livro ou por base de dados. 

Em caso de dúvidas no acesso, é possível consultar o Tutorial de Acesso Remoto via café (Link para uma nova página).

Bases de Dados

As bases de dados são plataformas on-line onde estão localizadas as revistas científicas e seus respectivos artigos. Dessa forma, não é necessário fazer busca em diferentes sites de revistas, já que as bases reúnem o que está disponível em vários periódicos. Como existe uma seleção prévia para indexar periódicos nessas bases, há uma garantia de qualidade das publicações disponibilizadas. Por meio do Portal de Periódicos, é possível ter acesso às revistas que estão em importantes bases de dados, como a Web of Science, a Scopus, a Nature, a Cambridge Core, entre outras. 

O acesso a bases de dados também é necessário para fazer pesquisas do estado da arte de determinados temas e para produzir estudos bibliométricos, já que são disponibilizados, além dos textos, dados estatísticos diversos sobre as publicações. 

Acesso do público em geral

Professores, pesquisadores, estudantes e funcionários de outras instituições da região do Cariri que desejarem acessar o conteúdo disponível no Portal de Periódicos de forma gratuita podem fazer isso nas dependências dos campi da UFCA. Basta ter um dispositivo com conexão na rede de internet da universidade. 

No momento, devido à suspensão das atividades presenciais em decorrência da covid-19, os interessados podem procurar o Sistema de Bibliotecas (Sibi/UFCA) do respectivo campus para se informar sobre a possibilidade de utilizar o serviço de forma gratuita.

Treinamentos 

Depois que acessa o Portal de Periódicos, via CAFe, o usuário tem contato com todo o conteúdo disponível na plataforma. Como são muitos periódicos e diversas bases de dados, é possível que haja alguma dificuldade para encontrar as informações desejadas. Para isso, a Capes oferece, gratuitamente, treinamentos on-line no uso do Portal de Periódicos a toda a comunidade acadêmica das universidades participantes, como é o caso da UFCA.

Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis no Portal, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos. 

É necessário fazer login no Meu Espaço (Link para uma nova página) para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazê-lo clicando em Novo usuário. Após a identificação, é essencial retornar à página de Treinamentos para fazer a escolha. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Os interessados podem acessar o cronograma anual (Link para uma nova página) do Portal de Periódicos e dos editores com os horários dos treinamentos 2021. 

O Sibi/UFCA também disponibiliza canais de comunicação, caso o usuário tenha alguma dúvida de acesso e/ou deseje treinamentos sobre o uso do Portal de Periódicos para turmas. É possível entrar em contato pelo WhatsApp (85) 98783.6441 ou pelos e-mails bcc.sibi@ufca.edu.br (Campus Crato), bcb.sibi@ufca.edu.br (Campus Barbalha), bcjn.sibi@ufca.edu.br (Campus Juazeiro do Norte), bcbs.sibi@ufca.edu.br (Campus Brejo Santo). 

Com informações do Portal de Periódicos da Capes

Serviço

Sistema de Bibliotecas da UFCA (SIBI/UFCA)
sibi@ufca.edu.br