Comitiva da UFCA vai a evento no MEC sobre gestão universitária

Publicado em 04/11/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h21

O Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Lange Ness, estará em Brasília, nesta segunda-feira (5), para encontro com gestores das universidades federais criadas a partir de 2007. O evento, que deve ocorrer no edifício sede do Ministério da Educaçao (MEC), objetiva subsidiar e favorecer a troca de experiências sobre gestão universitária entre as universidades federais “novas” (criadas a partir de 2007) e “novíssimas” (criadas a partir de 2013).

Além do Reitor, vão participar do encontro o Vice-Reitor da UFCA, Juscelino Pereira; o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Jeová Torres; o Pró-Reitor de Ensino, Plácido Andrade, e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Roberto Ramos. Na ausência do Reitor e do Vice-Reitor, deve assumir a Reitoria o Pró-Reitor de Cultura da UFCA, Robson de Almeida.

Segundo Ricardo Ness, a reunião entre os gestores das universidades novas/novíssimas e representantes da Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu/MEC) deve destacar conquistas e apontar dificuldades dessas universidades, que ainda estão em estágio de consolidação e de implantação.

São consideradas universidades “novíssimas” a UFCA, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Já as “novas” são as universidades federais do Oeste do Pará (Ufopa), da Fronteira Sul (UFFS), do Pampa (Unipampa), da Integração Latino-Americana (Unila) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).