Com projeto sobre governança para povos indígenas, empresa júnior vence Desafio Universitário Empreendedor 2023

Publicado em 16/08/2023. Atualizado em 18/08/2023 às 16h28

Equipe da Calang.io, empresa júnior. Foto: Divulgação - Calang.io/UFCA

A Calang.io Empresa Júnior, vinculada ao Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi uma das vencedoras do Desafio Universitário Empreendedor 2023, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com o resultado, divulgado na última segunda-feira, 14 de agosto de 2023, em cerimônia on-line, a equipe receberá R$ 10 mil reais para investir no projeto “Governança para Povos Indígenas do Cariri”, apresentado durante as etapas do Desafio.

O objetivo dessa iniciativa nacional é formar e capacitar estudantes do Ensino Superior, incentivando a inovação nas áreas ambiental, social e de governança (ESG). A equipe da UFCA concorreu na categoria Movimento Empresa Júnior (MEJ) e ficou entre as três vencedoras, junto aos projetos “BioCap: Sustentabilidade que agiliza” e “Inclusão e sustentabilidade: nanocelulose para gerar acessibilidade”.

Projeto 

Formada pelos estudantes Igor Barbosa, Vitor Rafael da Silva, Mikaelly Almeida, Felipe Ferraz e Maria Clara Lucena, a equipe da Calang.io participou das várias etapas do processo em busca de desenvolver melhor a concepção do projeto apresentado. Todo o trabalho foi acompanhado pelos tutores da Calang.io, os professores Dorgival Netto e Ricardo Vilela. 

Conforme o líder do projeto e vice-presidente da Calang.io, Vitor Rafael da Silva, do curso de Matemática Computacional, a iniciativa sobre governança para povos indígenas começou a ser desenhada depois do primeiro webinário sobre ESG, uma das primeiras etapas do Desafio. “Foi a partir dali que foram surgindo as primeiras ideias, através de bastante pesquisa e reuniões com nossos tutores. Apesar de no início não ter certeza sobre o tema, já sabíamos que queríamos desenvolver algo voltado para a região do Cariri”, ressaltou. 

O projeto “Governança para Povos Indígenas do Cariri” tem como objetivo capacitar e apoiar a gestão administrativa de comunidades e povos indígenas da região do Cariri. Para isso, a Calang.io está desenvolvendo um aplicativo de gestão e capacitação empreendedora, que funciona como uma plataforma central para fornecer ferramentas e recursos essenciais para o desenvolvimento econômico, a autonomia financeira e a valorização da cultura indígena.

Conforme um dos tutores do projeto, professor Dorgival Netto, uma das estratégias é a formação de parcerias com empresas e organizações que apoiam o empreendedorismo indígena. “Essas colaborações permitem a implementação de ações práticas para melhorar a organização e o desenvolvimento de negócios locais, o que, por sua vez, contribui para a promoção da economia local e para a inclusão social das comunidades indígenas do Cariri”, destacou. 

Dessa forma, conforme o docente, o projeto não apenas busca desenvolver o crescimento econômico, mas também está comprometido com a preservação das tradições culturais e conhecimentos ancestrais das comunidades indígenas. “A iniciativa também se alinha com as temáticas do ESG, ou seja, preocupações ambientais, sociais e de governança. Ao abordar questões relacionadas ao meio ambiente, à inclusão social e à capacitação, o projeto da Calang.io se encaixa na tendência global de empresas e organizações que buscam contribuir para um mundo mais sustentável e equitativo”, frisou. 

Para o estudante líder do projeto, Vitor Rafael da Silva, por toda essa inserção na região, a conquista não é só da equipe, mas da UFCA e de todo o Cariri. “A jornada no Desafio foi de intenso aprendizado, agregou bastante conhecimento para nossa equipe, todas as ideias que adquirimos durante o Desafio vão ser aplicadas no nosso dia a dia como empresa em nossos projetos, buscando sempre melhorar e trazer o melhor para nossos clientes”, comentou. 

Calang.io

Fundada em maio de 2021, a Calang.io é a primeira empresa júnior da área de Ciência da Computação no Cariri. A empresa tem como objetivo o desenvolvimento de programas tanto para as plataformas web quanto mobile (para celulares e tablets) e de consultorias. Também elabora sites e aplicativos de multiplataformas, com foco nas necessidades de micro e pequenos empreendedores caririenses.

Serviço

Calang.io
calangio.cct@ufca.edu.br