Com prioridade um, quatro propostas de Pesquisa da UFCA são aprovadas em edital Funcap/CNPq para Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional

Publicado em 31/01/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h13

Divulgação: Dcom/UFCA

Foi publicado na última sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, o resultado da submissão de propostas de Pesquisa ao Edital 03/2021 (link para uma nova página), lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O principal objetivo do edital é estimular a fixação, em território cearense, de pesquisadores com experiência em Ciência, Tecnologia e Inovação, com reconhecida competência profissional em instituições/empresas públicas ou privadas, por meio da oferta de bolsas de Pesquisa.

O edital compõe o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR), para incentivo do desenvolvimento do Ceará por meio de Inovação e de Ciência e Tecnologia.

Das 26 propostas selecionadas com “prioridade um” para financiamento, ou seja, para financiamento imediato, quatro são da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Apesar da ainda curta trajetória da UFCA, com apenas oito anos de existência, o resultado da instituição só ficou atrás do da Universidade Federal do Ceará (UFC), de quem a UFCA se desmembrou, em 2013. A UFC, com seus 67 anos de trajetória, alcançou sete aprovações no Edital.

O edital selecionou outras 20 propostas, com “prioridade dois” de financiamento. Dessas, três são da UFCA. Também nessa categoria, a UFC lidera o número de aprovações, com cinco propostas contempladas.

De acordo com a Funcap, a fundação está viabilizando a convocação de mais propostas, caso haja disponibilidade adicional de bolsas ou desistência de classificados em prioridade um.

Edital e vigência das Bolsas

Para o desenvolvimento das pesquisas selecionadas, o edital prevê a função de três atores: o/a pesquisador/a bolsista, a instituição de execução do projeto e o/a supervisor/a do projeto. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), os docentes da UFCA serão supervisores dos projetos propostos e escolheram, cada um, seus respectivos bolsistas, no momento de submissão da proposta de Pesquisa.

Pelo edital, os bolsitas devem ser doutores, desvinculados do mercado de trabalho no momento da implementação da bolsa (e durante a vigência dela) e só podem desenvolver a Pesquisa selecionada em instituição distinta da qual obtiveram seu doutorado. Os bolsistas também não poderiam desenvolver pesquisas em instituições em que tivessem trabalhado há mais de um ano.

A previsão de investimento, por parte do CNPq, é de R$ 4.978.600,00 para o pagamento de bolsas de até 36 meses, auxílio instalação e auxílio deslocamento. Já a Funcap irá conceder auxílio financeiro de R$ 20.000,00, por quota de bolsa, para serem usados no financiamento das atividades de Pesquisa, na complementação das bolsas e em itens de custeio e de capital.

Os valores das bolsas dependem dos níveis de enquadramento feito pelo CNPq (A, B ou C). No site do CNPq, há a Tabela de Valores de Bolsas e Taxas (link para uma nova página) no país.

Bolsistas contemplados no Edital 03/2021 Funcap/CNPq, por meio de propostas da UFCA

Prioridade Um

Daiany Alves Ribeiro (Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza – UFRPE)
Supervisor: Claudener Souza Teixeira (Docente UFCA – Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade/Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular. Titular da Coordenadoria de Pós-Graduação CPG-PRPI/UFCA)