Com o tema “Produto Orgânico: amigo do clima”, UFCA participa da Décima Nona Semana do Alimento Orgânico

Publicado em 14/08/2023. Atualizado em 14/08/2023 às 13h22

Foto: Guilherme Cândido - Dcom/UFCA

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2023 ocorre no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri (CCAB/UFCA) atividades relacionadas à programação da Décima Nona Semana do Alimento Orgânico. O evento é organizado pela Comissão de Produção Orgânica do Ceará (CPOrg-CE) e nesta edição destaca “Produto Orgânico: amigo do clima” como temática central.

Na quarta-feira, 16 de agosto, a partir das 9h, será realizada no campus Crato da UFCA, de forma presencial, a palestra “Vivências de produtores rurais: alimentação saudável, da transição agroecológica à produção orgânica”. Tendo em vista o tema da semana, essa ação terá como foco a experiência de quatro produtores rurais da região do Cariri na busca pela produção alimentar livre de tóxicos. Os produtores também serão homenageados.

Ainda durante o dia 16, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), por meio da Coordenadoria Para o Fortalecimento da Qualidade de Ensino, trará de volta, após os anos mais severos da pandemia de covid-19, as visitas guiadas para o CCAB/UFCA. Os participantes da Semana poderão conhecer o CCAB/UFCA, onde funcionam os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, e entender as atividades realizadas diariamente no local.

Na quinta-feira, 17 de agosto, o professor  do curso de Agronomia da UFCA, Janailton Coutinho irá palestrar sobre o tema “Ações em agroecologia para a melhoria das condições de vida no Cariri”. A conversa será transmitida por meio do canal da CPOrg-CE no YouTube, das 15h às 17h. Titular da Coordenadoria Para o Fortalecimento da Qualidade de Ensino, Maria Inês será a mediadora da palestra.

Semana do Alimento Orgânico

A edição 2023 da Semana do Alimento Orgânico, no Ceará, começou no último dia 12 de agosto e termina no próximo sábado, dia 19. Esta é a sexta vez que a UFCA adere ao evento ligado à Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

De acordo com a organização da Semana, ela tem como objetivo fomentar a agricultura orgânica, aumentando as informações em torno das temáticas discutidas pelo evento por meio de ações que buscam explicar o que é, como se desenvolve e quais as vantagens de consumir e produzir produtos com características das práticas orgânicas.

A conceituação de alimentos orgânicos, por exemplo, ultrapassa a ideia de que, na produção desses alimentos, não é utilizado nenhum tipo de agrotóxico. A ideia de orgânico perpassa por questões sociais, culturais e ambientais. Desse modo, a agricultura orgânica é percebida como elemento relevante na construção de sociedades mais sustentáveis – uma vez que o cultivo de alimentos a partir dessas práticas favorece ecossistemas e pode ajudar a regular desequilíbrios nas temperaturas.

* Com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará

Pró-Reitoria de Graduação