Com colaboração de docente da UFCA, projetos de Pesquisa e de Extensão em Filosofia, da federal de Alagoas, lançam livros com temas debatidos pelos dois grupos

Publicado em 05/01/2023. Atualizado em 05/01/2023 às 17h52

Recorte da capa da obra "Mora na Filosofia - Volume 2". Reprodução: Editora FI.

Diferente do que difunde o senso comum, a Filosofia não se expressa apenas no campo da imaginação ou na busca de solucionar questionamentos existenciais. Como Ciência, a Filosofia apresenta critérios lógicos para construção de um pensamento filosófico sistematizado que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a sociedade na qual está inserida.

A partir dessa perspectiva, é possível justificar a importância de implementar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito da Filosofia, que podem propor resoluções para problemas contemporâneos (como autoritarismo no Brasil, polarização da Ciência em tempos de pandemia) e contribuir para discussões sobre Inteligência Artificial (AI) e a relação entre Consciência e Cultura.

Essas temáticas são algumas das questões abordadas no projeto de Extensão “Mora na Filosofia” e no grupo de Pesquisa “Linguagem e Cognição”, vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ambos os projetos contam com a participação do professor do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Maxwell Morais de Lima.

Os dois projetos lançaram, em 2022, os livros “Mora na Filosofia: volume 2” e “Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição”. Os exemplares reúnem as principais discussões realizadas por seus participantes durante os encontros de cada iniciativa. Nos dois casos, Maxwell atua como colaborador. Os livros foram publicados pela Editora Fi e podem ser acessados gratuitamente.

Mora na Filosofia

Em atividade desde 2010, o projeto “Mora na Filosofia” foi criado com a intenção de construir espaços de divulgação, reflexão e discussão de temas que possam ter relação com a Filosofia. Desde o início, o projeto tem o desafio de realizar ações para além dos muros da universidade, com a participação de pesquisadores/as de diferentes áreas do conhecimento. Maxwell afirma que, embora o projeto exista há mais de uma década, ele passou a fazer parte de sua organização durante a pandemia de covid-19.

O segundo volume do livro lançado pelo projeto aborda, dentre outras temáticas, as questões em torno da pandemia do novo coronavírus – a partir de perspectivas filosóficas. O professor Marcus José Alves de Souza e o professor João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias, ambos docentes da Ufal, também atuam como organizadores do segundo volume do livro.

Devido às medidas de distanciamento social aplicadas durante a pandemia de covid-19, o “Mora na Filosofia” foi repensado para espaços virtuais. Nesse sentido, muitos dos conteúdos presentes no volume dois foram extraídos de encontros realizados por meio do canal do projeto no YouTube

Escritos Filosóficos V: Linguagem e Cognição

O livro aborda temáticas de Filosofia da Mente e de Ciências Cognitivas. Dentre seus conteúdos, também há capítulos dedicados a filósofos importantes, tais como Platão, Aristóteles e Epicteto. O livro aborda, dentre outras temáticas, as discussões sobre o neomecanicismo, a teoria representacionalista, o enativismo e o irracionalismo científico.

A quinta edição do livro, organizado pelo grupo de Pesquisa “Linguagem e Cognição”, marca também as comemorações dos dez anos de criação do grupo. O professor Maxwell é um dos fundadores do grupo e está presente desde o início de suas atividades, em 2012. Além do professor da UFCA,  esta edição do livro conta ainda com o professor Marcus José Alves de Souza, da Ufal, como organizador.

Os conteúdos do livro também têm origem nos encontros realizados pelos pesquisadores do grupo. Durante a pandemia, assim como o projeto “Mora na Filosofia”, as discussões do grupo “Linguagem e Cognição” foram repensadas para o universo virtual e podem ser encontradas na íntegra no canal do YouTube do grupo.

*Com informações da Universidade Federal de Alagoas

Curso de Filosofia